Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza 108 atendimentos para pacientes do SUS na Paraíba

O Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram, neste sábado (5), o ‘Dia E – Ebserh em Ação’, mutirão do Agora Tem Especialistas, que ocorreu de forma simultânea em todos os hospitais universitários federais, que são 100% SUS. Com foco em áreas prioritárias do programa – como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher -, a mobilização nacional foi destinada a milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), para os quais foram realizadas 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.
Na Paraíba, pacientes que aguardavam por procedimentos especializados foram atendidos nos hospitais universitários Lauro Wanderley (HULW-UFPB), Júlio Bandeira (HUJB-UFCG) e Alcides Carneiro (HUAC-UFCG). No estado, 108 atendimentos estavam agendados em diversas especialidades, sendo 58 cirurgias e 50 exames. Os mutirões fazem parte de um conjunto de ações do Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde, reduzindo a fila de espera por serviços especializados.
“São 45 hospitais universitários mobilizados em todo o país, com a maior variedade de procedimentos já ofertada em um único esforço nacional do SUS. Nunca tivemos algo tão diverso, tão abrangente e com tanta capilaridade”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Padilha ressaltou ainda a importância da parceria com o Ministério da Educação e a Ebserh. “O envolvimento dos hospitais universitários federais, coordenados pela Ebserh, é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, afirma.
Fonte: wscom