Médicos da Rede Municipal de Saúde fortalecem o cuidado integral e humanizado à população
Atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, promovendo, de maneira humanizada, a saúde e o bem-estar individual e coletivo. Esse é o papel do médico, profissional celebrado neste dia 18 de outubro e que tem função essencial na prestação do cuidado integral e contínuo ofertado pelos serviços que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa.
Na Capital, os médicos estão presentes em diversos níveis de atenção, desde a Básica, com acompanhamento aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF), passando pelos atendimentos nas policlínicas e centros especializados até a assistência hospitalar e na Rede de Urgência e Emergência.
“O médico tem um papel essencial na consolidação do SUS como um sistema público, universal e resolutivo. Mais do que prescrever tratamentos, ele é agente de cuidado, escuta e construção de vínculos com a população. Seja na Atenção Primária, nas emergências ou na Alta Complexidade, o olhar atento e comprometido do profissional médico faz diferença real na vida das pessoas. E é esse compromisso diário, com ética, responsabilidade e humanidade, que fortalece a saúde pública e aproxima os serviços da nossa população”, destaca o secretário de Saúde de Capital, e médico, Luis Ferreira.

Na Atenção Primária, o médico de saúde da família realiza consultas, orientações, participa de grupos educativos com os usuários, auxilia na coordenação do cuidado, que envolve a relação com toda uma rede de atenção e com outros profissionais na busca pelo melhor cuidado e na melhor experiência para o usuário. Além de atuar nas Unidades de Saúde da Família (USF), os profissionais também compõem as equipes do Consultório na Rua, que prestam assistência às pessoas em situação de rua.
Para a médica da Rede Municipal de Saúde, Kattiane Santiago, ser médica é algo além da escolha do curso. “Antes do curso de Medicina eu fiz Nutrição, mas eu sentia que precisava ir além com meus pacientes e foi na Medicina que me encontrei, na verdade costumo dizer que a Medicina que me escolheu. Poder cuidar do outro, me dedicar, acompanhar para que aquela pessoa viva bem é incrível e tudo o que isso gera, a empatia, a relação com o paciente faz toda a diferença. Atuar na ‘saúde da família’ também é bem especial, já que aqui conseguimos acompanhar desde as crianças até os idosos de uma só família. São oito anos atendendo nessa especialidade e me sinto muito bem”, relata a profissional da USF Integrada Altiplano I e II.


A dedicação da profissional é reconhecida pela população. Irlane Lins é usuária da unidade e elogia a atuação da médica. “Ela vai além do cuidado médico e a gente sente a preocupação verdadeira que ela tem com a gente. Sou muita grata por ter em nossa unidade uma profissional tão boa e humana”, comenta a empregada doméstica.
Além dos médicos que atuam nas USFs, a Rede Municipal de Saúde também conta a atuação desses profissionais nos seis hospitais municipais, nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas seis Policlínicas Municipais, além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência para as Pessoas com Deficiência e outros serviços de Atenção Especializada.


Na Rede de Saúde de João Pessoa atuam médicos intensivistas, cirurgiões, cardiologistas, neurologistas, ortopedistas, reumatologistas, dermatologistas, endocrinologistas, ginecologistas, geriatras, pediatras, psiquiatras entre outros especialistas.

Seinfra inicia semana com Operação Tapa-Buraco executando serviços em mais de 30 bairros
Fundação Campeões do Amanhã conquista 1º lugar geral do Ôxe Triatlo
Sine-JP abre 520 vagas de emprego com oportunidades para todos os níveis de escolaridade
Projeto Feira Móvel ajuda a transformar vidas de empreendedoras em João Pessoa
Fundação Campeões do Amanhã conquista 3º lugar geral no Paraibano de Natação em piscina curta
Novembro Azul reforça importância da vacinação dos adolescentes e cuidados com a saúde do homem