Aveia pode ser um grande aliado da dieta; conheça 5 benefícios do cereal
Você já se perguntou se comer aveia todo dia faz bem para a saúde? Esse cereal é o ingrediente mais queridinho entre os nutricionistas e pode ser consumido de diversas formas: seja para incrementar uma fruta no café da manhã ou como complemento de receitas fitness, como tortas e panquecas.
Mas quais são os benefícios da aveia para a saúde? O MinhaVida listou as principais vantagens que esse cereal é capaz de proporcionar para o seu corpo. Acompanhe! Comer aveia todo dia faz bem?
Se você está em busca de um alimento saudável para incluir na sua rotina, a aveia pode ser a sua melhor escolha! Esse ingrediente é um grão integral rico em fibras, proteínas, que ajuda a fornecer energia ao longo do dia, além de manter nosso organismo em pleno funcionamento.
Mas será que podemos comer aveia todos os dias? Não existe nenhuma contraindicação de incluir esse ingrediente diariamente na sua dieta, mas, em entrevista anterior ao MinhaVida, a nutricionista Clarissa Fujiwara recomenda controlar a quantidade de aveia na alimentação, já que o seu consumo em excesso pode causar intolerância alimentar ou flatulência:
“Todo alimento em exagero pode criar uma intolerância. Além disso, como todo item rico em fibras, precisamos de maior quantidade de água para ajudar na digestão, senão é possível criar gases. O excesso de fibras na alimentação também diminui a absorção de zinco e cálcio”, esclareceu a especialista.
Conheça 5 benefícios da aveia para o corpo:
1. Controla os níveis de açúcar no sangue
Começar o dia incluindo a aveia no café da manhã é uma ótima forma de controlar os níveis de açúcar no sangue. Ainda de acordo com Clarissa, a aveia é rica em fibras solúveis, especialmente a beta-glucana, que ajudam a retardar a absorção de glicose.
Essa característica previne os picos de açúcar no sangue, o que é muito bom para pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, o controle glicêmico também está associado a uma menor sensação de fome, evitando o ganho de peso.
2. Melhora a digestão
Se você sofre com problemas digestivos, a aveia precisa fazer parte da sua dieta. As fibras insolúveis presentes nesse cereal ajudam a regularizar o intestino, prevenindo os quadros de prisão de ventre.
Ao facilitar a passagem dos alimentos pelo trato digestivo, a aveia também contribui para a saúde do intestino como um todo. E não é só isso: a aveia age como um poderoso prebiótico, alimentando as boas bactérias do intestino, favorecendo um microbioma mais saudável.
3. Aveia também ajuda na perda de peso
Se você quer perder peso, a aveia é uma aliada incrível para alcançar esse objetivo. A nutricionista explicou que as fibras desse ingrediente proporcionam uma sensação prolongada de saciedade e detalha de que forma esse processo
“Essas fibras pegam a água que está no órgão e a ‘sugam’. Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade”.
Isso significa que você fica satisfeito por muito mais tempo, o que diminui a vontade de fazer lanchinhos fora de hora.
4. Reduz os níveis de colesterol
Se você está na luta para diminuir os níveis de colesterol do seu exame de sangue, a aveia pode te ajudar nessa missão.
Quando comemos aveia, é formado um gel espesso no intestino, e a beta-glucana, fibra que compõe esse cereal, impede a absorção de colesterol pelo organismo, ajudando a manter suas artérias limpas e saudáveis.
A nutricionista ainda recomenda: “A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfica para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%”.
5. Fortalece o sistema imunológico
Já falamos que a aveia contém a substância beta-glucana, que não só ajuda na digestão e no controle do colesterol, como também é capaz de fortalecer o sistema imunológico.
A beta-glucana tem a capacidade de estimular a produção de células de defesa no organismo. Isso significa que, comendo o cereal todos os dias, você vai dar um grande impulso às suas células imunológicas, prevenindo a formação de doenças e infecções.
Além disso, ela é rica em uma série de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, ferro e selênio, que são fundamentais para manter o organismo saudável.
MinhaVida