Sudema embarga abatedouro por despejo irregular de esgoto no Rio do Cabelo

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) embargou o funcionamento de um abatedouro de aves localizado no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa, após constatar o lançamento irregular de efluentes sem tratamento em afluentes do Rio Cabelo. A ação, que ocorreu na quarta-feira (30), integra a Operação Praias Limpas, voltada à fiscalização ambiental.
Durante a vistoria, os técnicos da Sudema constataram que a empresa utilizava uma ligação clandestina para desviar os resíduos líquidos diretamente para a rede de drenagem pluvial, sem passar pelo sistema de tratamento exigido por lei. Equipamentos de vídeo inspeção robótica e insuflador de fumaça confirmaram a existência da conexão irregular entre a tubulação do abatedouro e a galeria de águas pluviais. Multa aplicada e embargo das atividades
Com base na infração ambiental, a Sudema aplicou uma multa de 142 UFR-PB, o equivalente a aproximadamente R$ 10 mil. Além disso, o abatedouro teve as atividades suspensas até a regularização completa do sistema de tratamento de efluentes. O responsável pelo empreendimento foi conduzido à Delegacia para prestar esclarecimentos.
(foto: divulgação/Sudema)
(foto: divulgação/Sudema)
Órgãos envolvidos na fiscalização contra esgoto clandestino
Como observou o ClickPB, além da Sudema, participaram da operação técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Batalhão de Polícia Ambiental. A ação conjunta visa coibir crimes ambientais que comprometem a qualidade da água e a saúde pública em João Pessoa e região metropolitana.
Segundo a Sudema, a ‘Operação Praias Limpas’ continuará com fiscalizações em outros pontos críticos da capital paraibana, com foco na proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente urbano.
onte: clickpb