Tradição se mantém com grande público prestigiando desfile cívico no bairro de Mangabeira

Nem mesmo a chuva registrada na manhã deste domingo (31) tirou o brilho do tradicional desfile cívico no bairro de Mangabeira. O evento reuniu um grande público, que acompanhou com muito entusiasmo as apresentações de escolas, bandas marciais e entidades que desfilaram na Avenida Josefa Taveira, abrindo a programação comemorativa da Capital pela Independência do Brasil – 7 de setembro.




O desfile foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares, tendo o apoio de outros órgãos municipais e da Polícia Militar. América Castro, secretária de Educação do município, acompanhou o desfile e ressaltou que as apresentações são resultados de um trabalho de mais de seis meses realizado nas unidades de ensino.
“Hoje é a culminância do trabalho que é realizado nas escolas, onde a gente traz uma revivência sobre a história do Brasil, mas também a importância de quem está fazendo a escola, trazendo o protagonismo dos alunos para a nossa rede, com a escuta diária, para a gente fazer uma educação bacana, que as crianças, os adolescentes se sintam bem na escola. É justamente nesse dia do desfile que a gente traz a reflexão que é trabalhada pelos nossos professores. Vai a gratidão a cada um que está lá, o gestor, o diretor, para a gente fazer essa grande festa. É uma grande confraternização, onde a gente tem na reflexão a melhoria da qualidade do ensino do município de João Pessoa”, destacou.
O desfile foi iniciado pela Polícia Militar, seguido dos alunos do Colégio da Polícia Militar da Paraíba e do Bombeiro Civil, com o acompanhamento da Banda Marcial da Escola Municipal Santos Dumont. Em seguida, desfilaram as Bandas Marciais da Rede Municipal de Ensino, alunos de escolas municipais, estaduais e privadas, além de grupo de escoteiros, organizações não-governamentais, associações, entre outras.
Público entusiasmado – Wéllida Kameli da Silva tem 22 anos e revelou que desde criança vem assistir aos desfiles no bairro de Mangabeira. “Vim prestigiar, já é costume. Gostei muito do Coral da Melhor Idade, de ver que são pessoas que já têm uma idade mais avançada e ainda estão no ritmo de uma pessoa jovem. Também gosto dos desfiles nos bairros porque tem muita gente que não pode ir para lugares mais distantes”, afirmou.
Já Suellen Rodrigues Brito, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, falou sobre a expectativa para a apresentação deste domingo. Segundo ela, os alunos vinham em ritmo de ensaios para o evento há vários meses. “Eu estava bastante ansiosa para desfilar. Acordei às 5 horas. Acho muito legal e já desfilei duas vezes”, relatou a adolescente.
Moroni Victor Simões Santos é da Escola Municipal Índio Pirangibe e também participou do desfile cívico. Ele contou que apesar da chuva intensa, foi uma experiência boa. “Por mais que não tenha sido do jeito que eu esperava, a experiência foi muito legal. A gente se manteve firme enquanto desfilava”, disse.
A colega de desfile de Victor, Ana Sara Felinto Rocha, também afirmou que a chuva não intimidou o grupo. “A gente não saiu em nenhum momento, mesmo com a chuva. Eu trabalhei nesses dois quadros [apresentados durante o desfile], representando o afroculturismo, um artista indígena, que morreu faz pouco tempo, e o outro em referência a Luana Flores, a artista que inspirou a gente”, explicou a aluna.
Trabalho conjunto – O desfile cívico em Mangabeira contou com a parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob- JP), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e as Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Infraestrutura (Seinfra), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) e da Polícia Militar.
Confira a programação dos desfiles cívicos para o mês de setembro:
Sábado (06)
Ilha do Bispo – em frente ao terminal de ônibus 602, Avenida Redenção.
Hora: 14h às 17h
Sábado (13)
José Américo – Avenida Hilton Souto Maior.
Hora: 14h às 17h
Domingo (14)
Valentina de Figueiredo – Campo da Marquise (início da rua Avenida dos Santos)
Hora: 8h às 12h
Sábado (20)
Funcionários II – Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira
Hora: 8h às 12h
Domingo (21)
Bairro das Indústrias – Avenida Cidade de Cajazeiras
Hora: 8h às 12h