CMJP celebra campanha Outubro Rosa

Vereadora Eliza Virgínia (PP) presidiu a sessão especial
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (16), sessão especial alusiva à campanha nacional Outubro Rosa. A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), foi presidida pela vereadora Eliza Virgínia (PP) e reuniu representantes de entidades que atuam com a temática do câncer na cidade, além de mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama.
Eliza falou sobre a importância da Casa do Povo trazer essa temática. “A Câmara de João Pessoa não pode ficar de fora dessa campanha. A campanha Outubro Rosa serve para lembrar às mulheres que elas podem ter o câncer de mama, mas que é possível prevenir, e que se ele for descoberto no início, a chance de cura é muito grande. Sabemos que João Pessoa dispõe de uma rede de atendimento às mulheres que precisam fazer exames preventivos, e isso faz com que nós mulheres e as famílias sofram menos quando o diagnóstico é feito no início”, afirmou.
O vereador Raoni Mendes (DC) disse que essa luta não é apenas de um mês, mas de um ano inteiro de prevenção e cuidado.
A vereadora Jailma Carvalho (PSB) destacou a relevância da sessão. “Um tema de grande importância para a sociedade e para nós mulheres. Outubro veio para lembrar isso, que nós precisamos falar sobre autocuidado e sobre prevenção o ano todo. O Outubro Rosa traz visibilidade ao câncer de mama e nós temos a compreensão de que os exames preventivos salvam vidas, por isso estamos trazendo o recado para as mulheres da importância de fazer os exames regulares, porque o quanto mais cedo conseguimos detectar, mais chances temos de vencer”, pontuou.
Lídia Moura, secretária estadual das Mulheres e da Diversidade Humana, falou da importância de destacar a campanha Outubro Rosa. “É um mês muito importante, de mobilização, conscientização e de fazer um chamamento às mulheres e à sociedade, de um modo geral, para a saúde da mulher. É uma campanha já consolidada, que estimula as mulheres a fazerem os exames preventivos. A CMJP efetivamente contribui para uma mudança de paradigma, para que as mulheres estejam cada vez mais conscientes e fazendo esse autocuidado”, colocou.
Zenaide Carvalho, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, pontuou que a rede realiza, durante todo o mês de outubro, palestras educativas nas escolas e empresas, levando informação sobre o câncer de mama. “O câncer não é contagioso, mas a solidariedade pode ser”, ratificou.
“Se cuidem, porque nós temos a fama de cuidadoras, mas nós devemos estar em primeiro lugar”, aconselhou Madalena Abrantes, defensora geral da Paraíba.
O vereador Carlão (PL) concluiu dizendo que o câncer de mama é muito sério e que todos precisam falar sobre isso. “O câncer de mama é muito sério e pode tirar, arrancar da gente as pessoas mais próximas. Nós precisamos falar sobre isso”, destacou.
Participaram ainda da sessão especial Carmem Eleonora, presidente da Associação Paraibana das Mulheres Engenheiras Agrônomas e Geocientistas; Raniery Paulino (Republicanos), suplente de deputado federal; Roberto Paulino (MDB), secretário-chefe da Paraíba, entre outros.