Prefeitura de João Pessoa adota tecnologia BIM para integrar projetos e acelerar obras

Depois da informatização dos serviços ofertados à população e do uso da tecnologia em áreas como educação, saúde e infraestrutura urbana, a Prefeitura de João Pessoa dá mais um passo rumo à modernização da gestão pública, com a implementação da modelagem BIM — um sistema capaz de integrar projetos de arquitetura e engenharia, garantindo mais agilidade, eficiência e precisão no desenvolvimento de obras e ações em diversas secretarias municipais.
Nesta terça-feira (21), o prefeito Cícero Lucena acompanhou a apresentação do novo modelo durante um encontro com profissionais da Prefeitura, realizado no auditório da Policlínica de Jaguaribe. De acordo com o gestor, essa inovação tecnológica simboliza uma nova etapa no processo de transformação que João Pessoa está vivenciando.
“A cidade vive um momento singular. Muitos ainda não compreendem a magnitude das transformações em curso. Certos comportamentos e práticas revelam a dificuldade de perceber que João Pessoa cresceu, superou sua antiga condição de cidade menor e hoje apresenta um desenvolvimento acelerado”, destacou o prefeito.
Cícero Lucena ressaltou ainda que o uso da tecnologia é essencial para ampliar a capacidade de entrega da gestão. “Com ferramentas como essa, que já deveriam estar em pleno funcionamento há mais tempo — mas tudo acontece no tempo certo —, buscamos agora acelerar esse processo e avançar rapidamente. Vamos incentivar os profissionais da área, usuários dessa tecnologia em João Pessoa, a se integrarem à iniciativa da Prefeitura. Há muito trabalho pela frente, mas contamos com disposição e capacidade”, concluiu.
O secretário de Planejamento, Airton Falcão, explicou que a modelagem BIM é um processo tridimensional que vai proporcionar aos engenheiros e arquitetos ferramentas para aprimorar o desenvolvimento de suas atividades.
“É uma metodologia à qual os softwares se adaptam, trazendo mais segurança aos projetos e mais eficiência no planejamento, construção e manutenção das obras. As Secretarias de Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente e Habitação — todas que trabalham com engenharia e arquitetura — serão beneficiadas”, detalhou o secretário.