Prefeitura de João Pessoa realiza vacinação para os profissionais que atuam no setor de turismo

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção contra o sarampo e ampliar a cobertura vacinal em segmentos estratégicos, a Prefeitura de João Pessoa realizará, entre os dias 28 e 30 de outubro, uma mobilização voltada para a imunização de profissionais que atuam no trade turístico da Capital. A mobilização acontecerá no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Rua Almirante Tamandaré, n⁰ 100.

A ação contempla trabalhadores de agências de viagens, empresas de transporte turístico, restaurantes, promotores de eventos, guias de turismo, meios de hospedagem e demais prestadores de serviço que atuam diretamente com as pessoas que visita à cidade. A imunização no ponto de atendimento estratégico, próximo ao Largo da Gameleira, visando facilitar o acesso desses profissionais. A medida de promoção e cuidado é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Central de Imunobiológicos – Rede de Frio, em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur/JP).
Atualmente cerca de quatro mil profissionais atuam nos diversos setores do trade turístico na Capital. “A vacinação desse segmento é fundamental para garantir a segurança de quem recebe turistas diariamente e toda a população pessoense. Estamos reforçando a confiança no destino João Pessoa ao oferecer um ambiente mais protegido tanto para quem trabalha quanto para quem visita a cidade”, destacou Vitor Hugo, secretário de Turismo de João pessoa.
A imunização será realizada com a aplicação da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Na mesma oportunidade, os profissionais também poderão atualizar o esquema vacinal com as vacinas de febre amarela, hepatite B, dT (dupla adulto) e influenza, conforme a necessidade individual.
“É importante que os profissionais levem o cartão de vacinação, caso possuam o documento, para que a equipe de saúde possa avaliar quais doses precisam ser aplicadas. Se o profissional não tiver o cartão, um novo será emitido no momento da vacinação”, orienta Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Vigilância epidemiológica – Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura já havia iniciado a vacinação dos trabalhadores de saúde que atuam em hospitais públicos e privados, além dos serviços de urgência e emergência da Capital. Ao todo, 22 unidades de saúde foram incluídas nessa etapa da campanha.
A Prefeitura de João Pessoa também promoveu capacitações para profissionais da Rede Municipal de Saúde, incluindo enfermeiros, médicos, diretores distritais e referências técnicas que atuam nas unidades de saúde da família, policlínicas municipais e demais serviços especializados. O objetivo é fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficiente aos casos suspeitos de sarampo.
Situação do sarampo no Brasil – De acordo com o último boletim do Ministério do Turismo, neste ano, o país já soma 34 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados, nove foram importados por pessoas que retornaram do exterior, 22 ocorreram por contato com indivíduos infectados fora do país, e três apresentaram compatibilidade genética com variantes do vírus em circulação em outros países. Até o momento, os estados do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão classificados como em surto de sarampo.
“Com a inclusão do trade turístico na campanha, a Prefeitura de João Pessoa busca fortalecer a prevenção, garantir um ambiente seguro para o turismo e proteger a saúde pública de forma ampla”, completou o Fernando Virgolino.