Câmara de João Pessoa debate primeira infância
Sessão especial foi proposta pelo vereador Carlão (PL)
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma sessão especial para debater o tema ‘Mês das Crianças: valorizando o nascituro, a infância e fortalecimento da política de primeira infância’. A discussão, proposta pelo vereador Carlão (PL), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Pessoense. O vereador Raoni Mendes (DC) secretariou os trabalhos.
O propositor da sessão ressaltou que celebrar o mês das crianças é protegê-las de políticas que tentam destruir a vida ainda no ventre da mãe. Ele enfatizou que a infância deve ser compreendida como prioridade absoluta e que essa proteção deve abranger desde o nascituro, garantindo condições dignas de desenvolvimento desde a gestação até os primeiros anos de vida. “Investir na primeira infância é investir em capital humano, em cidadania e em um futuro mais justo e equilibrado”, defendeu.
Carlão falou sobre os motivos da realização da sessão e a importância de debater o tema. “Temos visto leis que não queremos ver. Existe um decreto, desse presidente que está governando nosso país, que quer tirar do feto com 11 semanas a oportunidade de viver, retirando-o da primeira infância. Falar de defesa da vida é defender a vida desde a concepção. Não existe razão para não crer nessa realidade. Existe vida desde a concepção, e os direitos do nascituro devem ser garantidos. É em defesa da vida que estamos aqui para debater. Precisamos lutar por essas vidas. Vamos lutar pela vida sim”, ratificou.
O presidente do Instituto Luta pelo Bem, Toni Gondim, destacou a importância da discussão para fortalecer a luta pela vida do nascituro. “Hoje é um dia de reflexão sobre o que podemos fazer pelas crianças. Precisamos destacar a importância desta Casa para o bem de todas as crianças. Agradeço a todos que estão aqui para debater sobre a vida”, afirmou.
A representante da Comunidade Missão És Fiel, Mércia Mousinho, reforçou que a vida é o bem maior e que é de extrema importância sobre o tema. “Tem uma frase que eu rezo todos os dias: a cada minuto como este vou sorrir pela vida. Para estarmos aqui hoje, passamos por todos os processos de vida que Deus criou. Todos os vereadores que estão nesta Casa um dia foram nascituros. A morte de inocentes é muita crueldade. Hoje, somos as vozes de muitas crianças para dizer sim à vida. Vida sim, aborto não!”, asseverou.
O vereador Raoni Mendes (DC) deu um relato pessoal de não ter sido abortado, embora a condição financeira de sua mãe não fosse boa. “Lutem pela vida, pela vida de vocês, pela vida do próximo, pela vida de quem você não conhece”, declarou.
O advogado Kehilton Gondim lamentou: “Este é o mês da criança. Deveríamos estar em festa e não somente querendo garantir um direito. Como podem atacar um ser tão pequeno, um nascituro? Nós não vamos permitir que façam isso com nossas crianças”.
A ex-secretária nacional da política da primeira infância, Luciana Siqueira, destacou a importância do momento que promove cuidado com as crianças. “Estou muito feliz em poder participar desta cerimônia, contribuindo com a experiência que tive como secretária nacional de atenção à primeira infância, não só como uma gestora de política pública, mas como alguém que acredita que a criança precisa de cuidados, precisa ser vista, precisa ser preservada. A gente vive dias, realmente, de muito ataque às crianças. Mas, a gente sabe o porquê disso. A gente sabe que, quando eles destroem a nossa infância e tiram a possibilidade de crescer de forma saudável, eles destroem uma geração”, afirmou, salientando a necessidade da educação para impedir a formação de um ser manipulável.
Crianças fazem reivindicações
Alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato fizeram reivindicações para melhorar o equipamento educacional. Adrian reclamou da demora na reforma da quadra da escola. “Estamos, há muito tempo, esperando a reforma da quadra”, afirmou, pedindo ainda mais ventilação nas salas de aula. Já Gabriele alertou para a quantidade de marimbondos existentes na escola. Beatriz afirmou que a água nos bebedouros é quente e algumas descargas dos banheiros não funcionam. Luís Henrique pediu a reforma da quadra poliesportiva da Escola Duarte da Silveira.

Circulador Cultural celebra black music com Funkeria e DJ AcaraJow neste domingo
Prefeitura e Iphaep dialogam sobre investimentos nos cemitérios públicos tombados
CPI dos Combustíveis visita Ministério Público da Paraíba
ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial
Caravana do Cuidar registra mais de 800 atendimentos no bairro Mangabeira VIII
Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama – Notícias