Comissão aprova projeto que prorroga empréstimos do FGTS para Santas Casas – Notícias
24/10/2025 – 17:45
Michel Jesus / Câmara dos Deputados
Deputado Luiz Gastão, relator na Comissão de Trabalho
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2627/22, que prorroga a possibilidade de repasses de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos que participam do Sistema Único de Saúde (SUS).
O relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), recomendou a aprovação do texto, estendendo a validade da medida até 2030 – o texto original previa 2025. “A ideia é continuar oferecendo, por meio da utilização do FGTS, condições mais favoráveis de financiamento a essas instituições”, explicou Luiz Gastão.
A proposta aprovada altera a Lei 13.832/19, que estabeleceu prazo para essas operações até o final de 2022 e regulamentou os repasses de recursos do FGTS destinados ao socorro das Santas Casas. Antes, recursos do fundo só poderiam ser aplicados em habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.
“Findo o prazo então vigente, o setor será consideravelmente prejudicado, tendo em vista que estão ativos 78 contratos, dos quais 33 foram realizados em 2022 e representam quase 70% do montante disponibilizado”, disse o autor da proposta, deputado Antonio Brito (PSD-BA), ao defender as mudanças na legislação.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra

Circulador Cultural celebra black music com Funkeria e DJ AcaraJow neste domingo
Prefeitura e Iphaep dialogam sobre investimentos nos cemitérios públicos tombados
CPI dos Combustíveis visita Ministério Público da Paraíba
ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial
Caravana do Cuidar registra mais de 800 atendimentos no bairro Mangabeira VIII
Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama – Notícias