Criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e Promoção da Igualdade Racial será discutido em audiência pública
A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa (Compir-JP) convoca toda a sociedade, ativistas e representantes de movimentos sociais a participarem da audiência pública que vai discutir a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, na Assembleia Legislativa do Estado, nesta sexta-feira (24), às 14h.
“Vamos debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-027/2024), que propõe a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial. Este é um momento histórico”, disse Carla Uedler, da Coordenadoria da Igualdade Racial.
Segundo ela, essa discussão na Assembleia vai fortalecer o debate sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial, além da proposta de criação de um mecanismo financeiro permanente que possa, de fato, promover a reparação e combater as desigualdades estruturais que afetam a população negra e outros grupos racialmente discriminados no Brasil.
“A Coordenadoria levará a perspectiva da Capital paraibana, destacando as experiências e desafios enfrentados na implementação de políticas de igualdade racial no Município. A participação da Coordenadoria reforça o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a construção de políticas públicas permanentes e eficazes no combate ao racismo estrutural”, reforçou Carla Uedler.
Saiba mais – A PEC prevê que o Fundo, de natureza privada, seja administrado por um banco federal e conte com um conselho consultivo. Os recursos, estimados em R$ 20 bilhões, deverão financiar projetos culturais, sociais e econômicos voltados à população preta e parda.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, em Brasília (DF) e segue para análise em comissão especial, antes de ser votada em plenário.
De acordo com a programação, a abertura do evento contará com a condução do autor da PEC, deputado federal Damião Feliciano, bem como do relator da proposta na Câmara, deputado federal Orlando Silva e da presidente da Comissão Especial que analisa o texto, deputada Benedita da Silva. A expectativa é que a audiência pública conte com a participação de representantes do Judiciário, gestores públicos e entidades da sociedade civil organizada.

Circulador Cultural celebra black music com Funkeria e DJ AcaraJow neste domingo
Prefeitura e Iphaep dialogam sobre investimentos nos cemitérios públicos tombados
CPI dos Combustíveis visita Ministério Público da Paraíba
ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial
Caravana do Cuidar registra mais de 800 atendimentos no bairro Mangabeira VIII
Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama – Notícias