Profissionais dos Ninhos do Saber debatem planejamento de relação entre família e instituição
Compreender como se dá a ação educativa compartilhada entre família e escola de Educação Infantil foi um dos objetivos que permearam os momentos formativos realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), com gestores, supervisores e professores que atendem crianças de zero a três anos de idade.

A formação iniciou na quarta (22) e terminou nesta sexta-feira (24), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A temática do encontro formativo foi ‘Planejar a relação entre família e instituição de educação infantil’.


“A família é a primeira instituição social à qual as crianças são expostas, e a influência que ela exerce na vida dos pequenos é indiscutível. É neste ambiente que são estabelecidos os primeiros vínculos afetivos e onde as primeiras lições de vida são aprendidas. Educar uma criança não é tarefa fácil e, por isso, a parceria entre a família e a escola é tão importante. Por isso, a Sedec, através do DEI, vem neste mês de outubro, através da formação com a UFPB, abordar esta temática tão importante para o cotidiano pedagógico”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
Na formação foi realizado o mapeamento das experiências buscando as ações que aproximam a família com as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.
“É uma formação que representa para mim um momento valiosíssimo de aprendizado e reflexão sobre as práticas da gestão e o papel fundamental que exercemos na Primeira Infância. É uma oportunidade para fortalecer conhecimentos, trocar experiências e aprimorar o olhar sobre o trabalho pedagógico, garantindo a educação de qualidade acolhedora para as crianças e suas famílias”, disse a gestora do Ninho do Saber Maestro Pedro Santos, Patrícia Mendonça Targino.
A formação também discutiu acerca dos papéis que desempenham a família e a escola de Educação Infantil no cuidado e educação das crianças. Diante das transformações históricas, sociais, culturais e econômicas, escola e família buscam reconfigurar suas interações para atender aos direitos da criança.
“Dentro desse tema a gente buscou refletir as especificidades dos diferentes papéis envolvidos nos Ninhos do Saber: os papéis das professoras, das gestoras e especialistas. E pensar um pouco sobre a importância de compreender cada um desses papéis e a contribuição que eles podem dar para pensar esse cuidado e essa educação das crianças partilhadas com a família. É fundamental essa discussão para que essa parceria possa ocorrer de maneira efetiva. E aí a gestão precisa conhecer os contextos sociais, culturais e econômicos dessas famílias, precisa considerar as diversidades das famílias e as suas expectativas para pensar trabalhos variados”, explicou a formadora Maíra Lewtchuk.

Capacitação reúne Conselho da Criança e do Adolescente para fortalecer controle social e políticas públicas em João Pessoa
Semob-JP leva educação no trânsito a mais de 600 pessoas em escolas e comunidades da Capital
Comissão vota na terça MP que limita custos da energia ao consumidor — Senado Notícias
Comissão da Primeira Infância promove audiência na próxima terça – Notícias
Emlur participa de 2ª Semana Lixo Zero com exposição de peças feitas com materiais recicláveis
Comissão debate alto preço das passagens aéreas no Brasil – Notícias