Comissão debate impactos das demissões no Sistema Eletrobras – Notícias
27/10/2025 – 10:03
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Reimont propôs a realização do debate
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (28) audiência pública sobre os impactos sociais e jurídicos das demissões no antigo Sistema Eletrobras (atual Axia Energia). A reunião será realizada às 16 horas, em plenário a ser definido.
O debate atende a pedido do deputado Reimont (PT-RJ). Ele afirma que os desligamentos vêm sendo realizados por meio de planos de demissão voluntária (PDVs) que, “na prática, têm sido conduzidos sob pressão e ameaça de justa causa, ferindo princípios constitucionais e garantias trabalhistas”.
Segundo o parlamentar, o objetivo da audiência é analisar as demissões em massa sob a ótica dos direitos humanos e da dignidade do trabalhador.
“É essencial assegurar um debate amplo sobre as consequências sociais, jurídicas e humanas das demissões no Sistema Eletrobras, que afetam diretamente a subsistência das famílias e a dignidade da pessoa humana”, afirma.
Novo nome
Na semana passada, a Eletrobras anunciou que se chama Axia Energia. A mudança reforça a estratégia da companhia de se posicionar como um grupo privado, depois que foi privatizada, em 2022.
O nome Axia, de origem grega, significa “valor” e remete também, segundo a empresa, à ideia de “eixo, aquilo que conecta, sustenta e gera movimento”.
Da Redação – MO

“Câmara não permitirá abusos contra consumidores”, diz Motta ao elogiar gratuidade no despacho de bagagem – Notícias
Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos; acompanhe – Notícias
Câmara aprova regras para destinar imóveis de origem ilícita ao uso social em comunidades – Notícias
Projeto ‘Viva o Centro com Música’ é selecionado em novo edital e renova integração entre música, patrimônio e turismo
Motta diz que busca um serviço público cada vez mais eficiente e parabeniza servidores da Câmara – Notícias
Adiada votação da MP que busca limitar custos da energia ao consumidor — Senado Notícias