João Pessoa ganha sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta em serviço da Atenção Primária à Saúde
As mulheres que amamentam e moram ou trabalham no bairro do Grotão ganharam, nesta quarta-feira (29), uma sala de apoio para auxiliar nesse momento tão especial. Instalado na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Grotão, o espaço é o primeiro da região Nordeste a ser instalado em um serviço da Atenção Primária à Saúde.

A sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado (SES PB) e Ministério da Saúde, que certificou o funcionamento do espaço; e tem como objetivo incentivar a mulher trabalhadora a continuar com o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, mesmo com a necessidade de retornar ao mercado de trabalho após o fim da licença maternidade.


“A sala é voltada a todas as mulheres que trabalham próximo ao bairro do Grotão ou da própria unidade, que poderão usar a sala para amamentar seu bebê em um espaço apropriado ou para fazer a retirada do leite materno e armazená-lo de forma correta, garantindo a segurança do alimento”, explica Raysa Rolim, responsável pelo Departamento da Saúde Materno Infantil, Adolescente e Nutrição da SMS.
A representante do Ministério da Saúde (MS), Renara Guedes, destaca que o retorno ao trabalho é um dos maiores causadores de abandono precoce do aleitamento materno. Ter uma sala dessa, dentro da Atenção Primária, é fundamental para que as mulheres consigam amamentar até os dois anos e não apenas até os seis meses. E mais importante ainda para àquelas que são trabalhadoras informais, que não possuem direitos trabalhistas e licença maternidade, que também ganham uma sala de apoio”, comenta a integrante da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.
A sala conta com todo o material necessário para que a mulher possa amamentar ou retirar o leite, como poltronas, potes apropriados, material estéril e freezer exclusivo. No local, uma profissional fará o acompanhamento e orientação à trabalhadora tanto sobre o processo de amamentação quanto de retirada e armazenamento do leite.
A moradora do bairro do Grotão e mãe de Maycon, de seis meses, Daiane Clementino, gostou bastante da nova sala. “Eu fiquei muito feliz com o espaço, achei muito boa a iniciativa e sei que vai ajudar muita gente. Hoje mesmo eu vim acompanhar minha mãe numa consulta e amamentei meu bebê na sala, que é mais confortável e sem precisar ser no meio da unidade. Mas também vai ajudar muito as mulheres que trabalham aqui perto que vão ter um apoio maior”, comenta a operadora de máquinas.
A sala funcionará no mesmo horário de atendimento da unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. A USF Integrada Grotão está localizada na Rua Severino Bento de Morais, n°580.

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura