Grupo Baião de Três se apresenta no Sol Maior nesta sexta-feira
O grupo Baião de Três é a atração da edição desta sexta-feira (31) do projeto Sol Maior, que acontece no Hotel Globo, Centro Histórico da cidade. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), o evento, que celebra e valoriza a música instrumental, tem início a partir das 16h e segue até o pôr do sol.
“O projeto Sol Maior, que nós criamos há quase cinco anos, vem para desenvolver uma ação voltada para a música instrumental em João Pessoa e na Paraíba. Ali no Hotel Globo nós integramos diversas linguagens artísticas – as artes visuais, o artesanato, a música, fazemos oficinas de dança, de audiovisual, de literatura – e, evidentemente, o Sol Maior está inserido nesse contexto, mas ele tem um grande diferencial, um aspecto de ser único. Nós criamos, na verdade, um espaço novo para a música instrumental em João Pessoa, e é isso que tem encantado os nossos artistas e músicos”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele lembra que todas as sextas-feiras um conjunto de músicos se apresenta levando encantamento para o público, para o morador, para o turista, unindo a música de qualidade com a beleza que é a contemplação do pôr do sol do Hotel Globo. “É uma experiência única. O projeto está consolidado, assim como o próprio espaço do Hotel Globo, e faz parte da nossa política permanente e estruturada de cultura”, afirma.
Heráclito Dornelles, um dos integrantes do Baião de Três, exalta a iniciativa. “O Sol Maior é de extrema importância para o cenário da música instrumental, sendo um dos únicos projetos do gênero que valoriza a cena instrumental paraibana. Para nós, do Baião de Três, é uma honra poder tocar e apresentar nossa música em nossa cidade, um momento de encontrar nosso público e também de interagir com turistas que visitam a cidade”, comenta.
O Baião de Três vai tocar muita música autoral dos dez anos de banda em estilos como frevo, baião, choro, jazz e música de improviso. Também está no repertório ‘O Trenzinho do Caipira’, de Villa Lobos, em homenagem ao Centro Histórico. “É uma marca inconfundível do projeto Sol Maior, no Hotel Globo, esse cenário contemplativo maravilhoso do pôr do sol”, observa Dornelles.

A banda Baião de Três, formada por Johny Casanova no piano e Heráclito Dornelles na bateria pífanos e percussão, está com grandes expectativas. “Esperamos poder fazer registros incríveis desse momento de dez anos de banda na nossa cidade, fazendo música instrumental de qualidade para as pessoas e, assim, mostrar nossa cultura e arte pessoense para o público em geral”, completa o artista.

Senado celebra os 135 anos do Tribunal de Contas da União na terça-feira — Senado Notícias
Cícero Lucena anuncia liberação de alvará para polo de confecções em Mangabeira e projeta geração de 2 mil empregos
Câmara de João Pessoa debate educação
Davi defende diálogo e elogia acordo de lideranças no Congresso para votações — Senado Notícias
Câmara aprova proposta que permite acumular cargo de professor no serviço público; acompanhe – Notícias