CMJP homenageia CEO do Grupo Delta, Maria Aparecida de Medeiros
A homenagem foi proposta pelo vereador Toinho Pé de Aço (Republicanos)
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), uma sessão solene para entrega da cidadania pessoense à engenheira civil e CEO do Grupo Delta, Maria Aparecida de Medeiros. A homenagem, proposta pelo vereador Toinho Pé de Aço (Republicanos), aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena. O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), secretariou os trabalhos. O vereador Valdir Trindade (Republicanos), familiares e amigos da homenageada prestigiaram a solenidade.
O propositor da sessão destacou a importância da homenageada para o fortalecimento da construção civil sustentável na capital paraibana. “Falar de Cida é muito bom, porque a conheço há mais de 10 anos. Ela tem contribuído com o crescimento sustentável de João Pessoa, transformando espaços fundamentados na melhor qualidade de vida. Ela está sempre à frente de projetos importantes para a cidade, contribuindo com o emprego, investindo na capacitação e profissionalismo, com a criação de centenas de oportunidades de trabalho na região. Também criou o projeto Mulheres da Base ao Topo, que tem levado mulheres para dentro do canteiro de obras. Cida está sempre comprometida com o futuro e inspira novos profissionais a construírem uma cidade mais humana, com preocupação com o ambientalismo. Com seu trabalho, Cida gera mais de mil empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Ela escolheu João Pessoa para morar por ter sido calorosamente acolhida, e contribui com o progresso desta cidade, sempre preocupada com o pessoense”, justificou Toinho Pé de Aço.
O diretor da Delta, Antônio Carlos Pereira, ressaltou sua profunda alegria e grande honra em participar da homenagem de uma empresária admirável. “Celebramos mais que uma homenagem, celebramos um trabalho de fé e amor por esta cidade. Receber essa titularidade é ter ultrapassado o vínculo do nascimento para contribuir para o seu desenvolvimento. Cida sempre trabalhou com determinação, competência e sensibilidade humana em todo seu trabalho, principalmente na Delta, sempre com projetos que melhoram a vida das pessoas da nossa cidade”, asseverou.
O presidente Dinho reconheceu a importância do trabalho dos construtores para o crescimento da cidade: “A construção civil é um dos setores produtivos mais importantes em termos de empregabilidade. João Pessoa, de uns anos para cá, ganhou mais de cem mil novos moradores. Não existe uma cidade mais acolhedora, mais limpa ou mais preservada. Ela é a queridinha do nosso país e tem crescido no turismo. Os construtores viram o potencial da nossa cidade e têm dado oportunidade aos trabalhadores. Esse Título é um reconhecimento por tudo isso. Parabéns, Maria Aparecida, Grupo Delta e Câmara Municipal, por essa homenagem”.
Luzia Teles, esposa da homenageada, reforçou a relevante contribuição de Maria Aparecida para a cidade: “Maria Aparecida participou de mais de 30 grandes projetos, entre residenciais, industriais, escolas, centros comerciais e empreendimentos estratégicos, ajudando a moldar a passagem urbana e impulsionar o desenvolvimento econômico de João Pessoa. Hoje, ela ocupa um lugar de destaque nacional como CEO do grupo Delta, o terceiro maior desse segmento no Nordeste e primeiro na Paraíba. Sob a liderança dela, está o maior canteiro de obras do estado. São mais de 700 colaboradores, mil empregados diretos e três mil indiretos. Ela criou projetos inovadores de inserção feminina no ramo da construção civil, proporcionou a transformação de vida e transformação cultural”.
A filha da homenageada, Maria Luiza, destacou que pode falar com propriedade sobre sua mãe por desde sempre ter uma relação de muita admiração por ela. “Minha mãe é uma mulher íntegra, inteligente, honesta, de coração gigante, que contribui todos os dias como exemplo de cidadã desta cidade, João Pessoa, nosso lar há 15 anos. Foi aqui o berço de onde tudo começou. Eu, como pessoense, nascida aqui, conheci ela, filha de Caicó, no Rio Grande do Norte, que abraçou nossa família e nosso município por inteiro. Sou muito grata por sempre aprender com ela, que batalhou e hoje recebe essa homenagem mais do que merecida. Obrigado por me inspirar todos os dias como mulher e profissional. Espero que trabalhemos juntos em breve”, ensejou.
Maria Aparecida de Medeiros destacou seu sentimento de pertencimento e gratidão à Capital paraibana. “Quando cheguei a João Pessoa, há aproximadamente duas décadas, trouxe apenas o desejo de trabalhar e fazer algo que contribuísse para a vida das pessoas. Encontrei uma cidade que me acolheu e me inspirou com tanta beleza. Nesses anos, tive a alegria de atuar na construção civil, um setor que literalmente ergue sonhos”.
A homenageada falou sobre mudanças que incentivou no setor, abrindo portas para mulheres na construção civil: “Nunca me conformei em entrar num canteiro de obras e ver um ambiente insalubre para as mulheres e para qualquer pessoa. Olhar para trás e saber que minha trajetória se entrelaçou com o crescimento dessa cidade é especial. Isso é muito mais do que uma homenagem, é uma comprovação de que o meu amor por esta terra foi compreendido e acolhido. Vamos continuar trazendo crescimento, com respeito, e digo a vocês que esse número de operários vai aumentar”.

A homenageada
Maria Aparecida de Medeiros é engenheira civil, especialista em planejamento de obras e natural de Caicó, no Rio Grande do Norte. Vive em João Pessoa desde 2008. Tem contribuído em diversas frentes da construção civil, da execução de grandes obras de infraestrutura à geração de empregos diretos, marcando presença em projetos que transformam o cenário urbano da cidade. Planejou e gerenciou obras de grande porte, incluindo projetos industriais, complexos logísticos e uma escola com impressionantes 27 mil metros quadrados de área construída. Atualmente, ocupa o cargo de CEO do Grupo Delta, maior grupo de construção da Paraíba, terceiro maior do Nordeste e um dos cem maiores do Brasil, segundo o ranking INTEC. Sob sua liderança, a empresa entregou 970 unidades habitacionais no último ano e tem como meta alcançar 1.350 apartamentos em 2025. Entre suas iniciativas de destaque, criou o projeto Canteiro Modelo, voltado à valorização da segurança do trabalho, que serve de referência para outras construtoras, sendo reconhecido como um espelho de boas práticas no setor da construção civil. É uma das poucas mulheres a ocupar uma posição de liderança nesse setor na Paraíba.

arte preta experimental’ no Casarão 34
Semob-JP define plano de trânsito para a Corrida Marcha Atópica, neste domingo
Caravana do Cuidar registra mais de 360 atendimentos na Comunidade do S, no Roger
Emlur encerra Outubro Rosa com programação voltada à saúde e valorização das servidoras
Seplan vai oferecer atendimento online para tirar dúvidas em processos de alvarás, certidões e Habite-se
Semana terá Audiência da Saúde e sessão sobre os Centros de Treinamento de Vôlei da capital