Projeto ‘Viva o Centro com Música’ inicia nova temporada nesta quinta-feira
A Prefeitura de João Pessoa, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência e Tecnologia (Secitec) e em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec-JP), celebra mais uma edição do projeto ‘Viva o Centro com Música’, retornando as apresentações no Centro Histórico da Capital a partir desta quinta-feira (13). A programação, totalmente gratuita, começa às 17h30, no Centro Cultural São Francisco (CCSF).

Nesta nova temporada, as apresentações vão acontecer nas quartas, quintas e sextas-feiras, no CCFS e também na Academia Paraibana de Letras (APL). O público poderá acompanhar a programação por meio das redes sociais do projeto – @vivaocentrocommusica.
Nesta edição, o público poderá desfrutar de duas apresentações especiais: o grupo Curta Ópera, que leva ao palco trechos consagrados do repertório lírico em formato acessível e encantador, e o Rubacão Jazz, que apresenta arranjos vibrantes e autorais, unindo o jazz a ritmos regionais nordestinos.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, o ‘Viva o Centro com Música’ reafirma o compromisso da gestão municipal em promover a integração entre inovação, cultura e cidadania. “Queremos que o Centro seja cada vez mais um território vivo, onde a população possa vivenciar experiências culturais e tecnológicas em harmonia com o patrimônio histórico da cidade”, destacou.
A coordenadora do projeto, Jamile Paiva, comentou que a iniciativa tem como propósito reocupar os espaços históricos do Centro com arte e música, estimulando a circulação de pessoas e o reconhecimento do valor simbólico e cultural dessa região. Os grupos que se apresentam no projeto ‘Viva o Centro’ são compostos por estudantes do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Curta Ópera PB – É um grupo de canto lírico paraibano que surgiu em 2024, após apresentações no ‘Viva o Centro com Música’. Este é formado pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo e Eduardo Cunha Lima e dois pianistas selecionados a cada temporada. O grupo é conduzido pelo professor e maestro Carlos Anísio. As apresentações da ópera acontecem sempre na nave central do CCSF, com repertório composto por música de câmera.
Nesta quinta-feira (13), em especial, se apresentam o pianista Daniel Seixas e os cantores sopranistas Kleiton D’Araújo e Izadora França, além do tenor Leonardo Domingos. No repertório, árias famosas do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) e óperas brasileiras, acompanhadas de canto e piano e a tradicional Ave Maria do vienense Franz Peter Schubert.
Rubacão Jazz – O maestro da Big Band, Alexandre Magno, comentou que fará a abertura desta temporada seguindo a sua tradição de interpretar clássicos do Jazz, como aquelas composta pelo trombonista, compositor e maestro Gleen (jazz da Costa Leste). É um Jazz mais recente, tendo como foco os solistas trombonistas, a música paraibana do maestro Vilor e a música brasileira escrita pelo trombonista americano John Fedchock. Para o encerramento, clássicos do frevo.
A Rubacão Jazz tem formato ‘combo’ e é um termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo e piano ou algum outro instrumento harmônico. A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz.
Projeto – O ‘Viva o Centro com Música’ é também parceiro do projeto ‘Viva o Centro a Pé’, um programa da Prefeitura e do Centro Cultural São Francisco, que tem o objetivo de visitar, junto com os guias do Centro Cultural, os lugares históricos de João Pessoa, a exemplo do próprio CCSF, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, Hotel Globo, Catedral Basília de Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento e ruas e avenidas do Centro antigo. O programa inclui também projetos como a requalificação do calçamento e iluminação, a restauração de edifícios históricos e a realização de eventos culturais, como shows e feiras.
Serviço
Evento: Viva o Centro com Música – Viva o Centro a Pé
Estreia da temporada: Quinta-feira (13) ;
Hora: 17h30;
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico;
Entrada: Gratuita;
Atrações: Curta Ópera e Rubacão Jazz.

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura