Prefeitura entrega título de posse de apartamentos do Residencial Quilombola e moradores celebram realização do sonho da casa própria
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), celebra nesta quinta-feira (20), o Dia da Consciência Negra, com a entrega dos títulos de posse registrados em cartório do Residencial Hélio Miguel da Silva, conhecido como Residencial Quilombola, no bairro de Paratibe. A solenidade será às 9h, na Associação dos Moradores. Com esse projeto que beneficia 80 famílias com apartamentos, a atual gestão atende uma antiga reivindicação e faz reparação histórica com a população negra na Capital.
Janielle Carolina, mãe solo, morava de aluguel e conta que realizou um sonho com a entrega dos apartamentos nesta gestão. “Foram muitas lutas para chegar até aqui. A casa própria é algo que todo mundo almeja muito. A gente esperou e, de verdade, o prefeito Cícero Lucena cumpriu o compromisso que fez. Nós estamos muito realizados com a entrega e estrutura dos apartamentos”, afirmou.

João Batista de Carvalho, revelou que aos 72 anos pensou que já era tarde para ter um imóvel próprio, mas o seu sonho foi realizado quando sua esposa ser contemplada com um apartamento da Prefeitura de João Pessoa. “A gente morava na PB 008, na casa do meu filho e hoje temos a nossa casa própria porque houve compromisso do gestor. É o nosso primeiro imóvel, só temos que agradecer por essa conquista”, destacou.

Às véspera de celebrar seu aniversário de 82 anos, Santina Dantas da Silva, que mora com a filha no residencial em Paratibe, parabeniza o olhar da Prefeitura de João Pessoa para o povo quilombola. “Eu não acreditava que na minha idade fosse conquistar esse sonho da casa própria. Hoje estamos em um apartamento nosso, com uma boa estrutura e uma ótima localização. Além disso, somos sempre assistidos pelos programas sociais da Prefeitura”, afirmou.

José Carlos de Andrade, morador e coordenador do prédio disse que a Prefeitura diferenciou os projetos de habitação em João Pessoa porque não entrega apenas o imóvel, mas presta assistência às famílias. “As ações aqui são constantes, garantindo serviços de saúde, lazer e outras atividades em programações específicas. Também somos inseridos em ações de datas comemorativas, como a do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, levando nossa cultura para apresentações em escolas públicas, por exemplo”, frisou.

A subsíndica do condomínio, Simone Alves, avalia as ações da Prefeitura como “reparadora” junto à comunidade quilombola, “pois tem destinado um olhar diferenciado para esse público que ficava às margens de muitas conquistas. Foram anos de luta até chegar aqui e receber esse grande benefício, que é a casa própria, com recursos próprios da prefeitura. É algo extraordinário que vai ficar gravado nas nossas histórias e também da gestão. A gente só tem a agradecer”.

Títulos de posse – A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, confirmou a entrega dos títulos de posse aos mutuários do Residencial Hélio Miguel da Silva nesta quinta-feira (20), como parte comemorativa da Prefeitura ao Dia da Consciência Negra. Conforme explicou, a Habitação faz um trabalho de inclusão social de um modo geral, não exclusivo apenas dos quilombolas. Neste condomínio, por exemplo, foram entregues moradia à 80 famílias, com recursos próprios e, segundo a secretária, o Município está trabalhando outros terrenos para também atender, por inclusão social, os negros da região.
“Realizamos um trabalho social, que foi premiado nacionalmente pelo Selo do Mérito, que é um prêmio que é oferecido pela Associação Brasileira de Companhias e Secretarias de Habitação Nacional (ABC). Esse prêmio foi por conta do trabalho social que executamos junto à comunidade”, detalhou Socorro Gadelha.
A secretária destacou que, além da questão física dos apartamentos, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza um trabalho social pós-ocupacional. “Onde é trabalhado, a exemplo dos quilombolas, suas características e talentos dentro da comunidade nas áreas de música, arte e cerâmica, gastronomia, danças marciais, e várias outras ações sobre a cultura negra dos quilombolas, com treinamentos dentro da própria associação de moradores”, destacou.
Socorro Gadelha ressaltou ainda o compromisso da gestão municipal com os quilombolas. Ela lembrou um pronunciamento do prefeito Cícero Lucena que diz que a “intenção da gestão não é apenas entregar uma obra de pedra e cal, mas entregar às famílias uma moradia nova e a perspectiva de uma vida nova e melhor. E é dentro dessa ideia que trabalhamos todos os dias”, recordou a secretária de Habitação.

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura