Circulador Cultural movimenta a Casa da Pólvora e fortalece cena musical paraibana
O projeto Circulador Cultural, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), movimentou, neste domingo (23), a Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital paraibana. Com shows de Val Donato e da banda Gatunas, o evento foi marcado por forte representatividade feminina, diversidade musical e a tradicional paisagem do pôr do sol que caracteriza o espaço.
O evento musical, já consolidado há quase cinco anos no calendário cultural da Capital, reafirmou sua importância para a ocupação qualificada do Centro Histórico e para a democratização do acesso à cultura.


Entre os presentes, o professor Daniel Lima, morador do bairro de Tambiá, destacou a relevância de ter programação cultural acessível e próxima de casa. Ele afirmou ter ido ao Circulador Cultural especialmente por causa da filha, ressaltando que eventos como este possibilitam que crianças cresçam com mais contato com a arte e a cultura. “Consigo consumir cultura sem gastar com deslocamento. Não tive tanto acesso quando criança, mas minha filha cresce frequentando esses espaços e convivendo com outras crianças. Isso transforma”, disse.



Participando pela primeira vez do evento, Virgínia Soares, moradora de Jaguaribe, contou ter descoberto o evento pelo Instagram e decidiu finalizar o domingo de forma diferente. Ela afirmou ter ido “para ouvir boa música, ver Val Donato e aproveitar o pôr do sol”, destacando que geralmente passa os domingos em casa, mas escolheu experimentar a programação cultural da Casa da Pólvora ao lado do marido.
A cantora Val Donato celebrou o reencontro com o público do Circulador Cultural, espaço onde havia se apresentado pela última vez em 2018. Ela destacou a importância da iniciativa para fortalecer a cena local. “É um projeto maravilhoso, muito importante para nossa música. Acho essencial valorizar o espaço, o pôr do sol e a estrutura da Casa da Pólvora. Estou feliz de participar, comemorando um ano do meu último disco, e ainda mais junto das Gatunas. A energia aqui no Centro Histórico é diferente, tem um gostinho especial”, afirmou.
A banda Gatunas, representada por Morgana Moraes e Ruanna, reforçou o significado de se apresentar novamente no local. Morgana lembrou que um dos maiores shows do grupo também aconteceu ali. “É sempre um privilégio tocar neste evento. O público canta, participa, vibra. É muito importante ver mulheres nos palcos, incentivando outras meninas e fortalecendo as bandas locais em um espaço público e gratuito” , ressaltou.
Ruanna explicou que o grupo preparou um repertório variado para a tarde, reunindo músicas autorais, sucessos dos dois discos da banda e versões que marcaram sua trajetória. “Cantamos as músicas de Rita Lee, Letrux, Marina Sena e músicas que vão do blues ao carimbó. Fizemos um levantamento do que o público mais gosta para entregar um show especial”, destacou.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, avaliou o evento de forma positiva e destacou a proposta do Circulador Cultural dentro da política cultural da cidade. “O Circulador é realizado há mais de quatro anos como forma de dar vida ao Centro Histórico, especialmente à Casa da Pólvora. Trabalhamos aqui uma estética mais experimental e alternativa, por isso bandas como Val Donato e Gatunas encaixam tão bem. A iniciativa deu super certo e fortalece a política do prefeito Cícero Lucena de manter o Centro Histórico vivo e ocupado pela juventude, reforçou.
Com a energia do público, o entardecer na Casa da Pólvora e a presença de artistas que representam a força da música paraibana, o Circulador Cultural reafirmou seu papel como um dos eventos mais significativos para a circulação de arte, ocupação do território e fortalecimento da cena musical de João Pessoa.

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura