CCJ é favorável à criação de Memorial em homenagem às vítimas da ‘tragédia da Lagoa’
O colegiado se reuniu na manhã desta segunda-feira (24)
A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) foi favorável à criação de um Memorial em homenagem às vítimas do naufrágio da ‘tragédia da Lagoa’. Outro destaque da votação, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), foi a aprovação da prorrogação do Plano Municipal de Educação (PME).
O naufrágio de uma balsa militar adaptada para passeio, ocorrido em 24 de agosto de 1975, durante a celebração do Dia do Soldado, resultou na morte de 35 pessoas na Lagoa do Parque Solon de Lucena. A tragédia foi uma das maiores já registrada na capital paraibana e, nesse sentido, o vereador Marcos Vinicius (PDT) propôs, através do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 449/2025, a instituição de um Memorial em homenagem às vítimas do acidente. A criação do Memorial tem por objetivos a preservar a memória das vítimas; homenageá-las; registrar historicamente os óbitos; oferecer à população pessoense, familiares e amigos das vítimas um local de luto e homenagem.
Também foi aprovado o PLO nº 686/2025, de autoria do Executivo Municipal, que prorroga por um ano, a vigência do Plano Municipal de Educação (PME), instituído pela Lei Municipal nº 13.035/2015. O texto da propositura afirma que a medida é fundamental para garantir a continuidade das políticas educacionais do município, enquanto se finaliza a elaboração de um novo plano, de forma democrática e participativa. “O PME vigente, com validade decenal, tem sido o pilar para o desenvolvimento da educação em João Pessoa na última década. Contudo, a construção de seu sucessor — um documento de suma importância que definirá as diretrizes, metas e estratégias para os próximos dez anos — demanda tempo e um amplo debate com a sociedade civil, profissionais da educação e todos os setores envolvidos”, diz a matéria.
Entre as demais matérias aprovadas, também se destacaram: o PLO nº 659 de 2025, que dispõe sobre a inclusão de noções de trânsito e princípios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no conteúdo pedagógico das instituições públicas de ensino fundamental da rede municipal, e o PLO nº 639 de 2025, que institui a política municipal de fomento ao comércio e serviços locais por meio de plataformas digitais, em João Pessoa.

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura