Prefeitura abre exposição ‘Presépio Natalino’ na Casa da Pólvora e encanta visitantes com arte e tradição
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), abriu, nesta sexta-feira (28), a exposição ‘Presépio Natalino’, na Casa da Pólvora. A mostra, composta por peças criadas pelo artista plástico Babá Santana, reúne elementos tradicionais do nascimento de Jesus e contará também com a presença de personagens natalinos durante o período de visitação. A exposição permanece aberta ao público até o dia 7 de janeiro.




O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou a importância da iniciativa, que já se tornou tradição no calendário cultural da cidade. “Este é o quarto ano consecutivo que montamos o presépio aqui na Casa da Pólvora. Uma forma de instalar o espírito de Natal no nosso Centro Histórico. A cada ano, Babá se supera, trazendo novas peças e novos conceitos. O presépio é uma tradição no mundo ocidental, e este ano ele realmente caprichou, com um nível de detalhes impressionante. A Casa da Pólvora atrai muitos visitantes, moradores, turistas, estudantes, e contribuímos para restaurar esse espírito de esperança e solidariedade que o Natal representa”, afirmou.
A gestora da Casa da Pólvora, Ana Maia, reforçou a emoção de acompanhar cada etapa da montagem. “Este é o quarto ano que Babá monta o presépio aqui. É um marco para nossa cidade e representa o nascimento de Jesus. O que mais me emocionou foi ver o resultado desse trabalho, que só melhora a cada ano. A obra de Babá não é apenas uma instalação, é uma inspiração divina. A Casa da Pólvora, com 300 anos de história, que um dia serviu para armazenar pólvora, hoje encanta e emociona quem a visita”, destacou.
O artista plástico Babá Santana falou sobre o amor envolvido no processo criativo. “É sempre um momento de muita alegria. Eu amo este período natalino e trabalho com muita força e gratidão. Convido todos a conhecerem, trazerem as crianças, os mais velhos… A obra só se completa com a presença das pessoas”, declarou.



Entre os visitantes, o também artista plástico Dadá Venceslau elogiou a grandiosidade da obra. “O presépio sempre tem grande importância, mas aqui na Casa da Pólvora é especial. Babá trabalha com papietagem, técnica que também utilizo, e o resultado é um presépio em tamanho natural, todo feito de papel, representando personagens importantes do nascimento de Jesus Cristo. Ao entrar na casa, você já está dentro do presépio. É imperdível. E hoje ainda temos a presença de personagens natalinos, como Papai Noel. Está uma festa linda”, afirmou.
Os visitantes também expressaram encantamento com o espaço. Taywan Rodrigues esteve no local com a esposa e destacou a ornamentação. “Vim ver o pôr do sol e fui surpreendido com a organização e a decoração. Ficou tudo muito bacana. João Pessoa investiu bastante no Natal, está tudo muito bonito. Parabéns à cidade”, disse.


Já Janete Sousa de Lima reforçou o convite ao público. “Estou achando tudo lindo! A decoração, a chegada do Papai Noel, tudo maravilhoso. Venham visitar, está muito bonito. Gostei demais”, convidou.
A exposição segue aberta à visitação até 7 de janeiro com acesso gratuito, oferecendo ao público uma experiência artística, cultural e afetiva que celebra o verdadeiro espírito do Natal no coração do Centro Histórico de João Pessoa. A Casa da Pólvora funciona de domingo a domingo, das 9h às 17h.
Para conferir a programação completa de fim de ano, acesse o link:

Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro
Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália — Senado Notícias
Auto de Natal do Colégio Marista reúne grande público com apoio da Prefeitura