Cícero Lucena entrega 20 novas motocicletas e 50 coletores para reforçar as ações de fiscalização e coleta de materiais na Emlur
A Prefeitura de João Pessoa realiza, desde 2021, um amplo processo de modernização e ampliação dos serviços na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que inclui a aquisição de novos equipamentos para a coleta seletiva e apoio às cooperativas que atuam nessa atividade, substituindo os veículos de tração animal por 60 recicletas. Seguindo com esse projeto, nesta quinta-feira (4), o prefeito Cícero Lucena entregou 50 motocicletas para o trabalho de fiscalização do órgão, além de 50 contêineres para absorver o descarte de resíduos na cidade.
Durante solenidade realizada na sede da Emlur, o prefeito disse que a nova frota de motocicletas vai ajudar a intensificar o trabalho dos fiscais nos bairros de João Pessoa, inibindo o descarte irregular de lixo e resíduo. No entanto, o gestor da Capital também destacou a importância de reforçar as ações educativas, pediu ajuda à população para que João Pessoa seja cada vez mais uma cidade com boas práticas e sustentabilidade.

“Essa questão da limpeza urbana, além da parte da responsabilidade de recolher, tem algo que é muito importante, que é o que você produz e como armazena e como descarta. Então, cada vez mais, a gente precisa da compreensão da população. A primeira cidade a trazer aquelas papeleiras que você amarra em postes do Brasil foi João Pessoa na minha primeira gestão. E cada vez mais a gente está avançando, quer seja nos coletores estacionários que estamos também fornecendo com mais de cinco metros cúbicos, além de tecnologia de ponta nos equipamentos”, afirmou o prefeito.


Com o incremento da frota, a Prefeitura de João Pessoa avança na política de modernização dos serviços públicos e amplia a capacidade de resposta às demandas da população. As novas motocicletas vão garantir mais agilidade na identificação de pontos críticos, maior presença das equipes nas ruas e eficiência nas ações de fiscalização. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, disse que a medida ampliará a presença dos fiscais nas ruas e bairros, diariamente. O objetivo é coibir práticas irregulares, como o descarte inadequado de resíduos, tanto domésticos quanto de outras naturezas.


“A entrega das motocicletas integra o conjunto de ações que vêm sendo executadas pela Prefeitura de João Pessoa para manter a cidade limpa, organizada e cada vez mais sustentável, com foco na eficiência dos serviços e no combate ao descarte irregular de resíduos. A questão do descarte irregular de resíduos de construção civil tem sido uma preocupação crescente. Seja por pequenas construções ou por grandes construtoras que contratam transportadores irregulares, a destinação inadequada é um problema. Locais com menor fluxo de pessoas podem ser alvo de descarte irregular, impactando negativamente a cidade”, enfatizou.
Modernização e ampliação das ações da Emlur – Ainda de acordo com o superintendente da Emlur, desde 2021 a Prefeitura de João Pessoa adquiriu varredeiras mecanizadas a vácuo para serem usadas nas vias, outras empregadas em praças e na Orla, e os contêineres subterrâneos. “Essas iniciativas otimizam as operações, proporcionando maior eficiência e dinamismo, todas implementadas sob a gestão do prefeito Cícero Lucena. Ademais, ressaltamos a questão das recicletas e a preocupação com a sustentabilidade. Anteriormente, os trabalhadores envolvidos dependiam de um esforço físico considerável. A introdução das recicletas, com 60 unidades já distribuídas às cooperativas e associações, representa um avanço significativo”, detalhou Ricardo Veloso.

Alistamento militar para nascidos em 2008 começa no dia 1º de janeiro e mulheres podem se inscrever
Seinfra inicia semana com serviços da operação tapa-buraco em 17 bairros
Sine-JP oferece 931 vagas, com destaque para telemarketing, linha de produção e atendente de lanchonete
Celeiro Espaço Criativo tem diversos artigos como opção para presentear nesse fim de ano
Prefeitura publica editais para comerciantes que querem trabalhar no show de Frei Gilson, Réveillon e Forró Verão
Jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro