Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sedurb fiscaliza estabelecimentos que usam calçadas rebaixadas como espaço privado

Sedurb fiscaliza estabelecimentos que usam calçadas rebaixadas como espaço privado


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, nesta quinta-feira (29), uma fiscalização em estabelecimentos comerciais da Capital que utilizam suas calçadas rebaixadas como estacionamento privado. Segundo a Lei Complementar (LC) 063/2011 – alterada pela LC 085/2014 e pela LC 101/2016 – é proibido privatizar as vagas de estacionamento em calçadas rebaixadas em frente aos estabelecimentos comerciais – exceto hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas médicas e veterinárias.

A norma prevê, fora as exceções, que o estabelecimento comercial que rebaixar a calçada para usar como estacionamento deve estar ciente de que ela não é destinada apenas aos clientes em atendimento e, sim, para qualquer usuário. Por isso, a Sedurb está verificando se os estabelecimentos com calçadas rebaixadas estão colocando impedimentos, como: correntes, cones, placas, grades e segurança humana para impedir que o cidadão, de forma geral, estacione seu veículo no local.

Durante a fiscalização realizada nesta quinta-feira (29), liderada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti, e acompanhada por agentes da Sedurb e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP, foram feitas oito notificações a estabelecimentos infratores, nos bairros Jardim Luna e Miramar. Outros bairros e pontos de João Pessoa devem receber ações semelhantes ao longo do ano.

“Existindo vaga em calçada rebaixada, ela é pública e não pode ser obstruída por correntes, cones, cavaletes ou qualquer outro tipo de barreira que tente transformar o espaço público em privado. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedurb, está fiscalizando estabelecimentos comerciais e orientando os proprietários, para garantir o ordenamento urbano e o uso correto dos espaços públicos”, explicou o secretário Marmuthe Cavalcanti.

Punição – De acordo com a Lei 063/2011 (Art. 2°), que é complementar ao Código de Posturas do Município de João Pessoa, os estabelecimentos que descumprirem a legislação que regula o uso das calçadas rebaixadas estarão sujeitos ao pagamento de multa administrativa de R$ 1 mil por infração, a ser aplicada na pessoa jurídica (estabelecimento) responsável pela conduta.

Reclamações e denúncias – A população pode denunciar o uso irregular de calçadas rebaixadas como estacionamento privado, através do aplicativo gratuito ‘João Pessoa na Palma da Mão’; também pela plataforma Prefeitura Conectada (https://x.gd/mF6My); e pelo telefone da Sedurb: (83) 3213-6352, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.



Link da fonte aqui!

Veja também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 6)
Instagram
Telegram
WhatsApp
FbMessenger