Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenadoria LGBT oferece serviços para população trans em João Pessoa

Coordenadoria LGBT oferece serviços para população trans em João Pessoa


Visibilidade e cidadania

Coordenadoria LGBT oferece serviços para população trans em João Pessoa


03/02/2026 |
15:00 |
68

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, realizou, nesta terça-feira (3), uma manhã de serviços em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado no dia 29 de janeiro. A atividade aconteceu em parceria com a Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa) e Movimento do Espírito Lilás (Mel).

Patrícia de Lima foi uma das beneficiadas da ação. Ela foi até a sede do Mel, no Centro, para atualizar o CadÚnico e obter mais informações sobre seus direitos. “Acho muito necessário que essas informações cheguem até a gente. Às vezes não temos como ir no local e assim fica muito mais fácil”, afirmou ela, que foi atendida pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (Sedhuc).

A ação contou ainda com a participação da Faculdade de Ciências Médicas. A professora Viña Del Mar realizou a prática integrativa de auriculoterapia. Esmeralda Silva afirmou que já tinha feito o procedimento e sentiu melhoras. “Às vezes tem coisas que a gente não acredita, mas eu acho que sempre que faço sinto muito bem-estar. Ajuda muito na ansiedade”, disse.

O coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, acrescentou que o momento foi feito em parceria com movimentos sociais e que esta aproximação é muito importante para alcançar mais público e fortalecer os laços entre gestão e sociedade civil.

“Disponibilizamos serviços que são essenciais para todas as pessoas. A inscrição no Cadastro Único é uma demanda antiga da população trans e travestis. Muitas pessoas puderam se inscrever, atualizar ou mesmo ter mais informações sobre o benefício. Tudo isso foi possível por conta das parcerias que só fortalecem a garantia de direitos básicos”, destacou o coordenador.

Já Cleber Ferreira, presidente do Movimento do Espírito Lilás, disse que é de grande valor que a Prefeitura de João Pessoa se aproxime mais da população LGBQIA+. “É importante porque a Prefeitura está vindo in loco. Isso faz muita diferença. Porque uma coisa é quando a gente manda a população para algum órgão. Já aqui eles se sentem mais acolhidos”, comentou.



Link da fonte aqui!

Veja também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 6)