Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Big Band Rubacão Jazz apresenta repertório de frevo e marchinhas no projeto ‘Viva o Centro com Música’

Big Band Rubacão Jazz apresenta repertório de frevo e marchinhas no projeto ‘Viva o Centro com Música’


A Big Band Rubacão Jazz apresenta nesta quinta-feira (5), a partir das 18h, no Centro Cultural São Francisco, um repertório recheado de frevo e marchinhas de Carnaval dentro do projeto ‘Viva o Centro com Música’. A entrada é gratuita e o estacionamento para carros e motocicletas está aberto ao público por trás da igreja, que fica localizada no Centro Histórico de João Pessoa. Já na sexta-feira (6), a apresentação será da Curta Opera PB.

A Rubacão Jazz é uma big band que surgiu no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como um projeto de música criado para servir de laboratório para experiências musicais e de ritmos do Brasil e do mundo. Ele é coordenado pelo professor e maestro Alexandre Magno. “Por estarmos na semana pré-carnavalesca, a Big Band executará um repertório recheado de frevos e de marchinhas conhecidas do público”, revelou o músico.

O grupo, que hoje é composto por 30 integrantes, segue o estilo Big Band Americana, com trompetes, trombones, saxofones, piano, baixo, guitarra, bateria e percussão. Além de atuar como laboratório musical para estudantes, o projeto possui outros objetivos, entre eles formar plateia e trabalhar a economia criativa.

Para formação de plateia, trabalha-se com a produção de conteúdo para as redes sociais do projeto. Conjuntamente, utiliza-se o capital intelectual e cultural do grupo para gerar recursos. Por meio do projeto ‘Viva o Centro com Música’ outras iniciativas foram surgindo e lotando os espaços públicos, que, até então, eram destinados apenas para música popular.

Alexandre Magno, o regente, é bacharel em trombone baixo, pela Universidade Federal da Paraíba, e já estudou nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, adquiriu vasta experiência em big bands. Segundo ele, o nome ‘Rubacão Jazz’ foi pensado para dar ao nome do grupo um elemento local de identidade paraibana.

O grupo é composto por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, mais a base: guitarra, baixo, bateria e percussão, além do regente. As pessoas que frequentam este grupo são de ambos os sexos e de várias idades, assim como de diferentes etnias e formações. O grupo oportuniza que os músicos possam desenvolver tanto técnicas e linguagem musical, quanto atividades pedagógicas, a saber: oficinas de música.

Mais apresentações – Já na sexta-feira (6), também às 18h, no Centro Cultural São Francisco, o grupo Curta Opera PB apresenta concerto que une música lírica e vozes. O grupo paraibano surgiu em 2024 após apresentações no projeto ‘Viva o Centro com Música’. Este é formado pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Paulo Brasil sempre acompanhados de uma camerata ou de um pianista. O grupo é conduzido pelo professor e maestro Carlos Anísio. As apresentações da ópera possuem um repertório composto por música de câmara.

Serviço:

Evento: Viva o Centro com Música

Datas:

05/02 (quinta) – Big Band Rubacão Jazz

06/02 (sexta) – Curta Ópera PB

Horário: A partir das 18h

Local: Centro Cultural São Francisco (CCSF) – Centro Histórico

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito por trás da igreja



Link da fonte aqui!

Veja também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 6)
Instagram
Telegram
WhatsApp
FbMessenger