Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rádio Câmara JP: Mestre Fuba lança livro sobre história do carnaval

Rádio Câmara JP: Mestre Fuba lança livro sobre história do carnaval


Cantor e compositor foi entrevistado pela jornalista Edileide Vilaça, na manhã desta quarta-feira (4)

A Rádio Câmara JP recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), o cantor e compositor Mestre Fuba, que conversou com a jornalista Edileide Vilaça sobre o lançamento de seu novo livro intitulado ‘A Celebração da Alegria – 40 anos de Muriçocas’, que conta a história do carnaval no Brasil, na Paraíba e comemora quatro décadas do maior e mais tradicional bloco pré-carnavalesco da Paraíba. A entrevista será reprisada nesta sexta-feira (6), às 9h, na Rádio Câmara JP (88,7Mhz). O conteúdo também será exibido na TV Câmara JP (canal 6.2) e disponibilizado no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp), além do podcast Acervo 88.

“É um livro primoroso pelo fato de narrar o carnaval do Brasil, que existe desde o século XIV, XV em todo o mundo”, destacou Fuba, ressaltando que, ao trazer a manifestação cultural da Europa para o país, os brasileiros a adaptaram. “Nossa diferença é a musicalidade. O carnaval nesses lugares não tinha música. Tornamos o carnaval uma coisa plástica”, destacou.

Fuba contou ainda como as Ala Ursas se tornaram uma manifestação cultural na Paraíba e em Pernambuco. “No século XX, a Itália mandou para o Brasil as Ursas para trabalharem em circos. Na Paraíba, ficaram conhecidas como as Ala Ursas e em Pernambuco La Ursa. Mas, elas não se adaptaram ao clima e começaram a morrer. Daí as pessoas pegaram essa história e adaptaram culturalmente para incorporar ao carnaval”, explicou Fuba, citando o costume de se vestir de urso e pedir dinheiro.

Ele explicou ainda como surgiu o frevo. “Em 1889 surgiu a primeira marchinha de carnaval, por Chiquinha Gonzaga. Essa marchinha acabou se proliferando como música de carnaval durante os próximos 60 anos, influenciando gerações. Dessa marchinha, aproveitaram a cadência binária das bandas marciais e fizeram o frevo pernambucano”, afirmou Fuba.

O Mestre Fuba explicou que o samba nasceu na Bahia, migrou para o Rio de Janeiro após da assinatura da Lei Áurea e proliferou-se de forma a se consolidar como o carnaval da região, começando com a escola tradicional Bola Preta. “Em determinado momento, as escolas tiveram apoio público, tiveram critérios de avaliação, fantasias e desfiles em carros alegóricos”, declarou.

“É fantástico. É um espetáculo que não dá para mensurar pela televisão. Ao vivo você vê a grandiosidade. Envolve muita gente, é uma coisa fabulosa, altamente cultural. A gente teve essa diversidade”, declarou Fuba sobre os desfiles de escolas de samba realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Durante a entrevista, o Mestre Fuba ainda conversou sobre o primeiro trio elétrico, criado na Paraíba; os costumes carnavalescos paraibanos, com o corso ou entrudo, que é o costume de sujar uns aos outros e como ele deixou de ser popularizado; além da rivalidade histórica entre os clubes Astrea e Cabo Branco.

Sobre o bloco As Muriçocas do Miramar, Fuba explicou que tudo começou quando o jornalista Francisco José ‘vendeu’ João Pessoa como um lugar para quem queria fugir do carnaval, e a brincadeira feita para a criação do bloco foi que, durante o período, na Capital, só ficava as muriçocas. Durante a entrevista, Fuba conta com detalhes o surgimento, o crescimento e as dificuldades enfrentadas nos 40 anos de história do maior bloco de arrasto da Paraíba. “A grande atração das muriçocas são os foliões”, enfatiza.

A entrevista, dividida em duas partes, a primeira sobre a história do carnaval e a segunda sobre a história do bloco Muriçocas do Miramar, pode ser conferida na reprise que vai ao ar nesta sexta-feira (6), às 9h. O conteúdo também será exibido na TV Câmara JP (canal 6.2) e disponibilizado no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp), além do podcast Acervo 88.



Link da fonte aqui!

Veja também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 6)
Instagram
Telegram
WhatsApp
FbMessenger