Zezinho Botafogo (PSB) criticou o que caracterizou como falta de planejamento da prefeitura da Capital
O vereador Zezinho Botafogo (PSB) solicitou da Gestão Municipal a reforma do prédio que sediava a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), localizado entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida General Osório, no Centro da Capital. O parlamentar foi o quarto orador na sessão ordinária desta quinta-feira (19), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Zezinho Botafogo explicou que o prédio histórico era do antigo Clube Cabo Branco, e foi desapropriado pela Prefeitura para ser a sede da Funjope. “Por muitos anos a Funjope atendia as pessoas lá. A atual gestão tirou a Funjope do prédio para realizar a reforma. Em 2024, a Prefeitura garantiu que começaria a reforma do prédio. Ano passado fui na Secretaria de Infraestrutura saber como estava o processo e a resposta que obtive foi que não tinha nada programado, inclusive nem licitação”, afirmou o parlamentar.
“Um prédio que poderia estar muito bem reformado, com condições de trazer a Funjope para o Centro e movimentar a região. É um prédio histórico, que está 100% abandonado, colocando em risco os comerciantes, que imploram para que a Prefeitura ocupe o espaço”, declarou Zezinho Botafogo, salientando que o abandono do edifício favorece práticas ilegais no local, como consumo de drogas.
O parlamentar ainda criticou o que chamou de falta de planejamento da Prefeitura da Capital. “Gostaria de destacar a importância da secretaria do Centro Histórico, que tem à frente o secretário Thiago Lucena, uma pessoa competente. A Casa abraçou a causa do Centro, mas para o secretário conseguir fazer a coisa acontecer, precisa estar no planejamento da Prefeitura, coisa que não existe”, destacou.
“Se tem uma coisa que não existe em João Pessoa é planejamento. Tem ordens de serviços todos os dias e muito pouca realização”, afirmou, criticando a quantidade de obras inacabadas. “Ordem de serviço virou festa e conclusão virou problema. Os problemas são maiores do que os avanços”, constatou o parlamentar.
Apartes
O vereador Milanez Neto (MDB) parabenizou Zezinho Botafogo pelo pronunciamento. “O abandono do Centro Histórico é de forma generalizada”, afirmou. Já Bosquinho (PV) afirmou que a gestão não é perfeita, mas é preciso reconhecer os avanços. “Estamos diante do maior programa de calçamento em paralelepípedo de João Pessoa, com mais de mil ruas entregues”, afirmou Bosquinho.


