Ação leva cuidados em saúde e bem-estar para mulheres atendidas pelo Cras Gramame
Com o objetivo de promover o cuidado integral à saúde da mulher e garantir o acesso a serviços essenciais, especialmente para quem vive em áreas mais afastadas, 40 mulheres participaram de uma ação especial realizada nesta quinta-feira (23), em parceria entre o Cras Gramame e o Sesc Clínica Médica (Nusoc), no bairro de Tambiá.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), em fortalecer o vínculo entre os serviços essenciais e a comunidade, como destacou a coordenadora do Cras Gramame, Tays Rangel. “Muitas dessas mulheres não têm acesso fácil aos serviços de saúde. Hoje elas puderam realizar exames, tirar dúvidas e, principalmente, se sentirem cuidadas. Nosso objetivo é que cada uma delas leve consigo mais informação e autoestima”, ressaltou.
As participantes são acompanhadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvidos nos Cras. A iniciativa teve como foco principal viabilizar exames preventivos e oferecer orientações sobre saúde física e mental, ampliando o acesso à informação para mulheres que residem na Zona Rural de João Pessoa.
Durante o encontro, elas participaram de atividades de lazer, momentos de autocuidado e palestras sobre a importância da prevenção e da atenção à saúde da mulher — em especial neste mês de outubro, dedicado à campanha do Outubro Rosa. A ação também proporcionou momentos de acolhimento e bem-estar no espaço do Sesc Hotel.


Entre as participantes, o sentimento foi de gratidão e alegria. Josilda Brito, de 61 anos, moradora do Colinas do Sul, falou emocionada sobre a experiência. “Achei maravilhosa a ação. Fomos muito bem atendidas, com carinho e atenção. Fiz o exame, participei das palestras e ainda tivemos um almoço delicioso. Saio daqui feliz, me sentindo valorizada”, compartilhou.
Já Maria Augusta de Souza Silva, também moradora do Colinas do Sul, destacou o acolhimento e a importância do cuidado com a saúde da mulher. “Foi tudo fantástico. Tivemos aula de Educação Física, palestra sobre o câncer de mama e fizemos nossos exames. O atendimento foi excepcional, tanto do Sesc quanto da equipe do Cras. A gente chega às vezes preocupada e sai leve, com o coração cheio de gratidão”, falou.

ex-procurador nega envolvimento em fraudes e silencia sobre pressões — Senado Notícias
Ex-procurador não esclarece evolução patrimonial de R$ 18 milhões — Senado Notícias
Comissão aprova contagem de prazos criminais em dias úteis – Notícias
Comissão aprova frota mínima de ônibus movidos a energia renovável nos municípios – Notícias
Presidente da CPMI do INSS ameaça pedir prisão para convocados que adiam depoimento – Notícias
Em sessão solene, deputados elogiam atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias – Notícias