Profissionais dos Ninhos do Saber debatem planejamento de relação entre família e instituição
Compreender como se dá a ação educativa compartilhada entre família e escola de Educação Infantil foi um dos objetivos que permearam os momentos formativos realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), com gestores, supervisores e professores que atendem crianças de zero a três anos de idade.

A formação iniciou na quarta (22) e terminou nesta sexta-feira (24), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A temática do encontro formativo foi ‘Planejar a relação entre família e instituição de educação infantil’.


“A família é a primeira instituição social à qual as crianças são expostas, e a influência que ela exerce na vida dos pequenos é indiscutível. É neste ambiente que são estabelecidos os primeiros vínculos afetivos e onde as primeiras lições de vida são aprendidas. Educar uma criança não é tarefa fácil e, por isso, a parceria entre a família e a escola é tão importante. Por isso, a Sedec, através do DEI, vem neste mês de outubro, através da formação com a UFPB, abordar esta temática tão importante para o cotidiano pedagógico”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
Na formação foi realizado o mapeamento das experiências buscando as ações que aproximam a família com as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.
“É uma formação que representa para mim um momento valiosíssimo de aprendizado e reflexão sobre as práticas da gestão e o papel fundamental que exercemos na Primeira Infância. É uma oportunidade para fortalecer conhecimentos, trocar experiências e aprimorar o olhar sobre o trabalho pedagógico, garantindo a educação de qualidade acolhedora para as crianças e suas famílias”, disse a gestora do Ninho do Saber Maestro Pedro Santos, Patrícia Mendonça Targino.
A formação também discutiu acerca dos papéis que desempenham a família e a escola de Educação Infantil no cuidado e educação das crianças. Diante das transformações históricas, sociais, culturais e econômicas, escola e família buscam reconfigurar suas interações para atender aos direitos da criança.
“Dentro desse tema a gente buscou refletir as especificidades dos diferentes papéis envolvidos nos Ninhos do Saber: os papéis das professoras, das gestoras e especialistas. E pensar um pouco sobre a importância de compreender cada um desses papéis e a contribuição que eles podem dar para pensar esse cuidado e essa educação das crianças partilhadas com a família. É fundamental essa discussão para que essa parceria possa ocorrer de maneira efetiva. E aí a gestão precisa conhecer os contextos sociais, culturais e econômicos dessas famílias, precisa considerar as diversidades das famílias e as suas expectativas para pensar trabalhos variados”, explicou a formadora Maíra Lewtchuk.

Circulador Cultural celebra black music com Funkeria e DJ AcaraJow neste domingo
Prefeitura e Iphaep dialogam sobre investimentos nos cemitérios públicos tombados
CPI dos Combustíveis visita Ministério Público da Paraíba
ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial
Caravana do Cuidar registra mais de 800 atendimentos no bairro Mangabeira VIII
Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama – Notícias