Capacitação reúne Conselho da Criança e do Adolescente para fortalecer controle social e políticas públicas em João Pessoa
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) de João Pessoa reuniu, na manhã desta sexta-feira (24), os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para uma capacitação voltada ao fortalecimento do controle social e à ampliação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.


Na abertura do evento, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, reforçou o compromisso da gestão municipal com a construção e o fortalecimento da política de assistência social, além do desenvolvimento de ações que garantam proteção, oportunidades e justiça social. “Sempre digo que ninguém faz nada sozinho. O controle social só funciona com a responsabilidade solidária. Os conselheiros têm uma responsabilidade muito grande na deliberação das políticas públicas e no encaminhamento das necessidades da nossa cidade”, afirmou Diego Tavares.
O secretário lembrou ainda que a capacitação integra o programa Capacita SUAS-JP, lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa com o objetivo de qualificar o atendimento prestado pelos mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Proteção Social, coordenada pela Sedhuc. “Essa jornada de hoje tem o objetivo de aprimorar e garantir ainda mais humanização no atendimento à criança e ao adolescente”, completou Diego Tavares.
A diretora da Proteção de Média Complexidade, Cristiane Cabral, ressaltou o caráter intersetorial da assistência social e a importância da articulação entre o poder público e a sociedade civil. “Essa parceria é essencial para o aprimoramento do cuidado e da atenção a quem mais precisa. A sociedade civil tem um papel fundamental nesse processo”, acentuou.
A assistente social do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Waleska Ramalho, também participou do encontro e reforçou que o caminho para uma sociedade mais justa passa pela efetivação de políticas públicas que combatam as desigualdades. “A solução não é a redução da maioridade penal, mas a adoção de políticas públicas que reduzam as desigualdades e promovam justiça social”, destacou.
Segundo Waleska Ramalho, participar de um conselho é assumir uma responsabilidade com a coisa pública e com a defesa de uma causa. “O controle social é fundamental para assegurar o desenvolvimento das políticas públicas e o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, ressaltou.
Capacita SUAS-JP – A capacitação com os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está dentro do Programa Municipal de Capacitação dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social de João Pessoa (Capacita SUAS-JP), que tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a implementação das ações dos planos estratégicos e operacionais, com foco na melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.
O Capacita SUAS-JP contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em João Pessoa, o SUAS é coordenado pela Sedhuc.

Prefeito anuncia data de acionamento oficial da iluminação natalina de João Pessoa para fortalecer o turismo e lazer da população
Funjope apoia projeto que valoriza poesia paraibana contemporânea
Emlur realiza coleta domiciliar em 44 bairros de João Pessoa neste sábado
Prefeitura de João Pessoa leva atendimento odontológico humanizado a pacientes acamados
Circulador Cultural celebra black music com Funkeria e DJ AcaraJow neste domingo
Prefeitura e Iphaep dialogam sobre investimentos nos cemitérios públicos tombados