arte preta experimental’ no Casarão 34
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, na próxima quinta-feira (6), às 16h, na Galeria Casarão 34, a exposição coletiva ‘Ilê: arte preta experimental’, composta por quase 30 obras. Sob a curadoria de Guto Oca e Robson Xavier, a mostra integra a programação da Prefeitura de João Pessoa em homenagem ao Mês da Consciência Negra e fica aberta à visitação até 5 de dezembro.


“Essa exposição do Casarão 34 tem um significado todo especial para nossa equipe da Funjope porque estamos fazendo um duplo movimento com essa ação. Estamos homenageando os artistas pretos e pretas, estimulando e dando visibilidade às suas obras e chamando a atenção, sobretudo, para essa temática da consciência negra que é celebrada durante todo o mês de novembro”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele reconhece, inclusive, o cuidado e empenho dos artistas, sob a curadoria de Guto Oca e Robson Xavier, com a exposição. “Eu queria agradecer ao professor Robson Xavier e à sua equipe por ter abraçado nosso projeto e ter se dedicado a produzir e organizar uma exposição tão importante. São artistas de variados perfis estéticos, mas todos têm, nessa diversidade, uma coisa em comum que é a atitude e a posição de ter uma origem negra e criar sua obra de arte a partir, exatamente, dessa sua tradição original. Estamos confiantes de que teremos uma exposição muito bonita, de muita qualidade artística e estética como tudo que estes artistas têm criado”, acrescenta.

A mostra reúne 14 artistas: Aídyne Martins, Dori Nigro, Elioenai Gomes, Estêr Correa, Flaw Mendes, Guaraná Papaya, Guto Oca, Hicor, Jeorge Paiva, Kal Yoga, LiVasc, Natália Araújo, Victor Hugo e Zé Santana. Eles são de diferentes gerações da arte negra e afro-indígena da Paraíba e de Pernambuco.
O curador Robson Xavier explica que a ideia, ao reunir esses artistas negros da Paraíba e Pernambuco para exibir seus trabalhos no Casarão 34, é expor para os visitantes a luta permanente dos artistas afro negros e afro indígenas no Estado que – conforme observa – são invisibilizados pelo sistema dominante das artes visuais. A intenção é que seus trabalhos sejam divulgados, valorizados e acolhidos pela população em geral.
Ele comenta que em 1978, o Movimento Negro Unificado adotou o 20 de novembro como símbolo da resistência do povo preto brasileiro e foi posteriormente instituído como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519. Por isso, entende que se faz necessário lembrar sempre, não só anualmente, os racismos presentes nas estruturas coloniais no Brasil, presentes e vivas na sociedade contemporânea.
“Pretendemos apresentar uma amostra da arte negra experimental contemporânea para a população paraibana, marcando o espaço público municipal da Galeria Casarão 34 como um local de disputa e problematização da valorização da arte produzida pelos artistas negros e racializados no campo da arte contemporânea”, ressalta.
Robson Xavier também disse o que espera desse momento: “Celebrar o espaço de multiplicidade, respeitando, valorizando e apoiando a produção artística de jovens dos artistas negros em diálogo com artistas com maior tempo de trajetória, destacando os trabalhos e os enfrentamentos realizados pelos artistas no seu cotidiano. Além disso, a intenção é reforçar o papel da instituição cultural pública garantindo espaços para a produção da arte afro negra e afro indígena contemporâneas na região, que necessitam de incentivo, fomento, espaço e divulgação”, complementou.


Exposição – Na exposição coletiva ‘Ilê: arte preta experimental’ haverá exposição de desenhos, pinturas, objetos, cianotipias, cerâmica, arte digital e instalações abordando temáticas e processos diversos, de acordo com a poética de cada artista. As obras são de tamanhos e técnicas variadas.
Serviço:
Exposição ‘Ilê: arte preta experimental’
Local: Galeria Casarão 34 (Praça Dom Adauto, 34 – Centro)
Visitação: Segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita

Prefeitura de João Pessoa ganha em três categorias e é a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes
Secretaria de Saúde realiza Semana de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle de Arboviroses
Prefeitura de João Pessoa impulsiona produção agroecológica com apoio do plantio à comercialização
Prefeitura de João Pessoa oferece cuidado integral à saúde da população masculina
Encerramento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia celebra cultura, inovação e futuro sustentável
Cícero Lucena apresenta programação cultural de Natal e Réveillon e inaugura decoração natalina