Parque Arruda Câmara promove enriquecimento alimentar temático para animais
O clima de Halloween chegou ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Nesta sexta-feira (31), o zoológico promoveu um enriquecimento alimentar temático que aguçou os sentidos dos animais e chamou a atenção do público. A atividade, que contemplou antas, macacos-prego da ilha, gatos-do-mato, furões, quatis, guaxinins, tamanduás e os saguis, teve como principal objetivo chamar a atenção dos visitantes para a rotina de cuidados e bem-estar realizada diariamente pela equipe técnica do parque.




Durante a atividade, os recintos ganharam itens inspirados no Dia das Bruxas, como abóboras, caixas e outros elementos decorados de acordo com a data comemorativa, recheados de alimentos, especialmente preparados para cada espécie. A proposta foi estimular os sentidos dos animais: olfato, visão e paladar, incentivando comportamentos naturais de exploração, caça e curiosidade.
Segundo o ecólogo do Parque Arruda Câmara, Kleber Filho, o enriquecimento alimentar temático é usado em épocas comemorativas para mostrar o que é feito no dia a dia no zoológico. “Fizemos algumas mãozinhas feitas com gelo e carne para os animais se refrescarem, porque está na época de muito calor. Fizemos também caixas temáticas, decoradas em formato de caixão, e com desenhos de morcegos e vampiros, e colocamos comida escondida em feno para que o animal procure o alimento de uma forma diferente. Para as antas, fizemos a abóbora e a melancia com as carinhas usadas no período do Halloween”, explicou.
Além de promover o bem-estar dos animais, a ação também teve um caráter educativo, ajudando o público a compreender a importância da conservação e do manejo responsável das espécies que vivem no parque, muitas delas vindas de situações de tráfico, acidentes ou cativeiro ilegal.
Ainda segundo Kleber Filho, a ação faz com que os animais fiquem um pouco mais ativos e isso chama a atenção, principalmente, das crianças. “Os visitantes e alunos das escolas que estavam aqui puderam acompanhar a atividade, então, principalmente as crianças, que gostam de ver os animais mais ativos, puderam ver esse dia a dia deles. Através do enriquecimento, os animais apareceram um pouco mais. Os visitantes conseguiram ver os gatos- do-mato, que passam muito tempo dormindo, então eles tiveram essa vivência um pouquinho melhor dos animais”, destacou.



Serviço – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara fica localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, no bairro do Roger, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h (com entrada até 16h). A taxa ambiental de entrada custa R$ 3. Crianças com até 7 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos não pagam.

SEIG destaca Programa de Integridade, Compliance e Governança do Município na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Programa ‘Elas Lideram’ promove equidade de gênero e transforma vidas de mulheres empreendedoras
Prefeitura de João Pessoa ganha em três categorias e é a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes
Secretaria de Saúde realiza Semana de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle de Arboviroses
Prefeitura de João Pessoa impulsiona produção agroecológica com apoio do plantio à comercialização
Prefeitura de João Pessoa oferece cuidado integral à saúde da população masculina