Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza devolutiva pedagógica com gestores da Rede Municipal

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza devolutiva pedagógica com gestores da Rede Municipal


A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou durante este mês de junho a devolutiva dos resultados da Avaliação Formativa 1 do Letrar+JP/EPV (Anos Iniciais) que foram aplicadas no período de 27 de abril a 22 de maio deste ano. O encontro que foi conduzido pela equipe de acompanhamento pedagógico da Degef, contou com a participação, presencial e virtual, de gestores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo do encontro foi apresentar e analisar os resultados da avaliação nas escolas e pensar possibilidades de ações para avançar cada vez mais nesses resultados. 

Este é o segundo encontro realizado em 2026, o primeiro tratou dos resultados da avaliação diagnóstica que foi aplicada nos meses de fevereiro e março.

Na devolutiva são analisados os resultados das avaliações de leitura, Língua Portuguesa e Matemática que foram aplicadas com mais de 28 mil estudantes do 1º ao 5º ano dos anos iniciais. 

A avaliação em rede é um dos eixos de trabalho em parceria com o programa Educar Pra Valer e em regime de colaboração com os programas Alfabetiza Mais Paraíba (estadual) e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (nacional). 

A avaliação busca acompanhar a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano, e potencializar o ensino buscando estratégias para qualificar ainda mais as práticas docentes.

“Analisar os resultados junto com as escolas é uma ação fundamental para o trabalho em rede, pois a partir deles, podemos estabelecer estratégias de apoio às escolas em suas necessidades para que possam avançar na aprendizagem”, disse a chefe da Divisão de Alfabetização, Letramento e Anos Iniciais da Secretaria de Educação e Cultura, professora doutora Jocineide Silva. 

“O momento de devolutiva é uma etapa fundamental do processo educativo, pois possibilita a reflexão sobre as aprendizagens, os avanços e os desafios apresentados pelos estudantes. Mais do que informar resultados, a devolutiva orienta e direciona a prática pedagógica, permitindo a compreensão e o percurso de aprendizagem e identifica estratégias para o desenvolvimento contínuo.

Por meio de uma devolutiva clara, acolhedora e construtiva, o educador fortalece os vínculos, valoriza suas conquistas e promove o protagonismo no processo de aprendizagem.

“Além disso, esse momento fornece subsídios para o planejamento de intervenções pedagógicas mais eficazes, contribuindo para a superação de dificuldades e para a garantia do direito de aprender. Dessa forma, a devolutiva deve ser compreendida como uma ferramenta de acompanhamento e transformação da prática educativa, favorecendo uma educação mais reflexiva, participativa e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos”, falou a diretora pedagógica da Escola Municipal Deputado Joacil de Brito Pereira.



Link da fonte aqui!

Veja também:

Instagram
Telegram
WhatsApp
FbMessenger