João Pessoa registra 250 milímetros de chuvas em quatro dias e índice é 65% do volume total do mês de junho de 2022
As chuvas caídas em João Pessoa nos últimos quatro dias já representam 65% do volume total de junho de 2022, quando choveu 380 mm. Conforme apurou o ClickPB, cerca de 30 ocorrências com pontos de alagamentos foram verificadas pela Defesa Civil.
Mesmo com a alta precipitação, a cidade reduziu o número de pontos de alagamento, sendo registrados menos de 30 ocorrências. Ainda assim foram verificados menos de 30 pontos de alagamento temporário. Quando a atual gestão foi iniciada estes pontos chegavam a mais de 100.
“As ações de prevenção e mitigação tem sido o ponto alto dos bons resultados que têm sido alcançados. É o resultado de um trabalho conjunto, diário e incessante, de diversas secretarias”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Kelson Chaves.
- Inmet divulga novo alerta de chuvas fortes para todo o litoral da Paraíba até esta terça-feira
- Cabedelo é o município onde mais choveu em junho; chuvas devem continuar no Litoral, Brejo e Agreste até julho
- Risco de transbordamento do Rio Jaguaribe coloca Defesa Civil de João Pessoa em alerta
- Semana começa com chuvas intensas em João Pessoa e riscos de queda de barreiras; saiba como chamar a Defesa Civil
Durante todo o ano, a gestão se mobiliza para a limpeza de galerias, calhas e canais, cuja obstrução causam alagamentos. Também foram desassoreados 27 quilômetros de rios, incluindo trechos dos rios Jaguaribe, Cuiá, Timbó e Cabelo.
Nesta segunda-feira (12), o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra reuniram os secretários diretamente envolvidos na Operação Inverno, que busca minimizar os efeitos das fortes chuvas na Capital. Durante o encontro foi feito um balanço das ações nos últimos dias, além de encaminhamento para os próximos.
Além da Defesa Civil, participaram da reunião e integram a Operação Inverno as secretarias municipais da Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, da Gestão Governamental, da Comunicação e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Fonte: clickpb