Mais de 2 mil famílias recebem óleo de canabidiol para tratamento na Paraíba e diretor da Abrace comemora dez anos da entidade
Comemorando quase dez anos de existência, ajudando cerca de 2 mil famílias na Paraíba, o diretor e um dos fundadores da Associação Abrace Esperança, Cassiano Gomes, em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (3) falou sobre os avanços na regulamentação e o uso do canabidiol para fins de saúde na Paraíba. Segundo ele, muito do preconceito existente cai por terra quando doenças são descobertas e tem no canabidiol um dos tratamentos.
“Não estamos falando de algo novo, essa medicina é antiga e estava escondida por não ser prioridade para a indústria farmacêutica…a maior resistência é por ignorância, as pessoas não conhecem e não entendem, só quando a doença chega. Ninguém pode ser contra a medicina, contra um remédio”, explicou como acompanhou o ClickPB.
Para ele, muito já se conquistou dentro do tratamento alternativo com o medicamento natural, mas ainda falta apoio e quebra de preconceitos. Cassiano também destacou que o Brasil é referência mundial em regulamentação ampla, mas destacou que pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.
Ele lembrou que já tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei para disciplinar o controle e a fiscalização da cannabis para maiores de 18 anos, e na quantidade de até 40 gramas.
“O frasco de óleo do canabidiol chega a R$ 200 mensal na Abrace. Quem não tem condições sociais, entra em um cadastro e ganha o tratamento ou metade dele. São mais de 2 mil famílias atendidas de forma gratuita na Paraíba. A regulamentação brasileira é uma das melhores do mundo. Não existe país que forneça óleo gratuito e o Brasil é uma referência. Tem caso de 2015 que obriga o estado a comprar o óleo para tratamento”, disse o presidente da Abrace.
Ao ser indagado sobre como surgiu a Abrace, Cassiano explicou que deu início a associação, após a necessidade de cuidar da mãe doente, tendo que ele mesmo extrair o óleo para o tratamento. A Cannabis, é a planta que se extrai a maconha, sendo usada no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla, autismo, TDHA e outras patologias.
Fonte: clickpb