Deputada bolsonarista: ‘Todo poder emana de um cano de uma arma’
A deputada bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) fez defesa explicita do porte de armas durante a inauguração de um clube de tiro em Florianópolis, no último sábado (22/7). Ela criticou as novas regras para armamentos divulgadas pelo presidente Lula (PT) e disse que “todo poder emana de um cano de uma arma”.
A parlamentar começou o discurso dizendo que o evento acontecia numa data simbólica: “Um dia depois do decreto genocida do Lula que quer desarmar o cidadão de bem, que é algo que eles planejam há muito tempo”, afirmou.
O novo decreto, assinado na sexta-feira, limita o acesso a armas e munições para civis, buscando o “controle responsável de armas”. Na prática, a regulamentação reduz de 4 para 2 o número de armas, e respectivas munições, para fins de defesa pessoal e exige a demonstração da efetiva necessidade de adquiri-las, entre outros pontos.
Ainda segundo o decreto, o número de armas para caçadores, atiradores esportivos e colecionadores passa de 30 para 6. E os clubes de tiro terão horário de funcionamento limitado. Além disso, eles devem funcionar a pelo menos um quilômetro de distância das escolas.
Zanatta disse ainda que a popularização desse tipo de estabelecimento era algo inimaginável. “Quem imaginaria que nós teríamos tanto brasileiro armado capaz de defender sua propriedade, a sua família e, mais do que isso, disposto a lutar”, apontou.