Médico Valter Paiva produz leitura cristã nos 365 dias do ano, se apresenta como Torrelandense, amigo de Geniais e cuidador de ótima família

Por Walter Santos
Quem acompanha o cotidiano do renomado médico urologista Valter Paiva sempre solicito, capaz e humanista nem de longe imagina que diariamente, durante os 365 dias do ano, ele produz logo cedo da manhã mensagens cristãs em que menciona o significado de cada data, faz menções aos fatos do tempo e citações bíblicas.
Mas este importante personagem de João Pessoa tem DNA no bairro da Torre, convive com família maravilhosa de vitoriosos que nem sabem a barra difícil dele para vencer na Medicina diante à época de pais pobres. Ele até se gaba de ter sido amigo pessoal de dois gênios já falecidos – Dom José Maria Pires e Ronald Queiroz.
Dr. Valter Paiva de fato tem uma história a merecer registro especial. Eis a entrevista na íntegra:
WSCOM – Comprovadamente, ao longo de cada dia, dos 365 do ano, é visível sua dedicação em contextualizar o calendário humano com referências bíblicas. O que isto representa para sua história como Católico assumido? WSCOM – De onde, ao que parece do Vaticano, você extrai a produção cotidiana dessas referências históricas alinhadas a mensagens religiosas? Qual o significado do Papa Francisco?
VALTER PAIVA – Sou Fã de Carteirinha do Papa Francisco, Homem a Serviço do Povo. Tenta , com propriedade, mudar o perfil da Igreja Catolica, como Igreja Sinoda é uma Igreja em saída indo para a periferia, jamais como Igreja de Templo, de sacristia, de cultos vazios. Isso respinga em Nossos Irmãos Protestantes: anglicanos, presbiterianos, metodistas, batistas e os mais novos pentecostais e neo pentecostais. O que mais me admira é a Ação do Estado Vaticano, através do Papa Francisco, ir ao Encontro de Toda Humanidade pregando , consolidando a Paz, a Concórdia o Entendimento Religioso/ Teológico entre as Religiões , com cada uma Mantendo a sua Convicção e FÉ . Nas Análises diárias, leio e releio as mensagens oficiais da Igreja Católica manifestada nas Reportagens , Documentos oficiais e Análises as diversas por Conceituados Teólogos, sejam Bispos, Presbíteros, Diáconos, religioso(a)s e leigo(a)s.
WSCOM – Até onde a vista alcança, lhe vemos lá atrás ao lado de gente especial como o imortal Ronald Queiroz convivendo nos bastidores com o líder histórico de nome Dom José Maria Pires. O que vem à sua memória deste tempo iluminado?
VALTER PAIVA – Você me faz montar tempos inesquecíveis vividos com muita dimensão.
A relação de Ronald Queiroz , grande humanista, simples, professor qualificado em sua área da Economia, com Dom José Maria se traduzia em reflexões extraordinárias. Dessa dupla quantas Orientações foram produzidas e encaminhadas aos mais diferentes setores com o Único destino e objetivo: a qualificação e bem estar do Povo .
WSCOM – A propósito, qual sua opinião sobre o significado do Arcebispo Dom José Maria Pires?
VALTER PAIVA -Sobre Dom José Maria Pires temos que admitir se tratar de pessoa Livre e Pobre.Descrevê-lo não é nada Fácil. Dom Zumbi, Bispo negro e militante. Ele tinja Orgulho de Ser Preto.Foi pioneiro animador da Pastoral Afro- Brasileira.
Doutor Honoris Causa da UFPB! Participou do Concílio Vaticano II , como também da Conferência Latino Americana do CELAM. A partir desse dois eventos optou radicalmente pela ” Opção pelos Pobres, em seus mais Variados conceitos e Etnias.A Igreja Católica no Brasil deve muito a Dom José pela Mudança de Rumo que teve de Uma igreja antes cercada por Ideias Medievais para uma Igreja Centro à Periferia. WSCOM – E sobre Ronald Queiroz o que vc tem a dizer sobre sua riqueza intelectual e humana?
VALTER PAIVA -Sobre o Professor Ronald de Queiroz Fernandes temos de reconhecê-lo como democrata, estudioso , com obras sobre o Desenvolvimento do Estado e que se adequava ao nosso tempo, da Escola de Celso Furtado isso já diz sua Qualificação . A Paraíba deve muito a Ronald, Contudo, acho que deveria ser Melhor homenageado pelos Governos da PB e UFPB.
WSCOM – A propósito, Dr. Walter Paiva é um médico gabaritado com postura humanista inegável em tempos de tanta intolerância. Como você se auto define na vida?
VALTER PAIVA – Sou Torrelandense da gema, da Rua Inácio Evaristo, filho de Pais pobre, simples, Casado com ( Helga Farias), Pai de Dois Filhos, um Político e Vereador em João Pessoa no 4º Mandato, Bruno Farias, de um medico, Walter Paiva Filho, de Filha Marina, Advogada e hoje Estudante de Medicina), contudo hoje no Seio de Uma Familia conduzida pela Minha Mãe, 100 anos e 5 meses, lúcida , orientada no tempo e no espaço, a quem agradeço a DEUS por Tê-la junto de Mim.
WSCOM – O que esperar do futuro diante de tantas interferências, ultimamente com a profundidade tecnológica da IA – Inteligência Artificial. Para onde vamos?
VALTER PAIVA – A tecnologia é muito bem vinda! Espetacular, Contudo não nos esqueçamos que a tecnologia ‘ desumaniza ‘ deixa o ” Homem ’em segundo plano “. Alguns especialistas dizem ‘ que descartam a Pessoa “. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Chegou para ficar, nos Ajuda em todos os Setores. É aplicada em todos os Campos.A População observa avanços nunca inimagináveis.Concluindo. A I A não se limita apenas ao aspecto Congnitivo, vai além no Emocional,no Social,na Cultura, na Saúde , na Emoção e até nos Conflitos.
Fonte: wscom