Cras integram projeto de modernização da rede socioassistencial e recebem equipamentos de informática
[ad_1]
A entrega dos equipamentos aconteceu durante a 184ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social – CIB/SUAS/PB, realizada no Auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Na ocasião, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância desses equipamentos para a realização dos trabalhos dos Cras nos municípios. “O computador é uma peça fundamental, o laptop é algo que pode ir numa comunidade quilombola, nos ribeirinhos, levar e buscar informações daquelas pessoas que eram invisíveis, que agora dependem do nosso cadastro. É uma ferramenta de planejamento, para que as pessoas possam direcionar as políticas públicas para quem mais precisa. Fizemos também a mesma proposta com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entendendo que a rede socioassistencial tem que estar protegida”, comentou.
Para a técnica social da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Sofia Ulisses, as parcerias com o Governo da Paraíba fortalecem os municípios. “Isso é possível quando o Pacto Federativo é cumprido, e para ser cumprido precisa do transporte financeiro, técnico, da União e dos Estados. E esse momento na Paraíba representa o fortalecimento desse pacto. A Secretaria do Estado está no caminho certo para que possamos desenvolver cada vez mais a proteção social na Paraíba”, declarou.
Comissão Bipartite – A Comissão Intergestores Bipartite de Assistência Social, que é presidida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, reúne secretários municipais de Assistência Social das 223 cidades do Estado. É um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do Estado. Sendo uma instância em que se concretiza a gestão compartilhada do SUAS no âmbito estadual, deve pactuar a operacionalização da gestão e organização do sistema, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta de serviços e benefícios no âmbito estadual.
Durante a reunião foram discutidos os seguintes pontos de pauta: Pactuação do fluxo de encaminhamento entre Creas e Centro da Igualdade Racial João Balula; Trabalhos da Comissão da Municipalização dos Creas, com a pactuação do custo Creas Municipal e as Corresponsabilidades de cada ente federado; Conteúdo do Termo de Adesão à municipalização dos Creas; Adesão dos Municípios Paraibanos ao Plano Viver sem Limite II; Pacto de Aprimoramento do SUAS.
[ad_2]
Link da fonte aqui!