Eventos de fim de ano no Centro Histórico de João Pessoa reúnem música, arte e natureza
Música, arte, história e natureza. O quarteto não poderia ser mais perfeito para expressar o momento cultural que João Pessoa está vivendo. E, para o período festivo de fim de ano, uma série de eventos foi organizada para tornar tudo isso acessível a quem mora ou visita a cidade.
A programação elaborada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para esta sexta-feira (6), por exemplo, envolveu o Quinteto da Paraíba, que se apresentou no Hotel Globo, e o projeto Música na Igreja, com o Quarteto de Clarinetes, formado por músicos da Banda 5 de Agosto, que se apresentou no Mosteiro de São Bento. Teve ainda a abertura do XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) – Prêmio Rose Catão. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, fez um resumo de toda a programação. “A gente pensou a programação de Natal da Prefeitura centrada na ideia da multiplicidade das culturas e de acolhermos a maior diversidade de expressões de culturas e de arte de João Pessoa. Temos atividades culturais no Hotel Globo, no Casarão 34, na Casa da Pólvora, nas igrejas do Centro Histórico. Nós temos atividades culturais e artísticas também no Parque Solon de Lucena e no Parque das Três Ruas, além do Busto de Tamandaré. Em cada ambiente desse, a gente pensou em perfis e linguagens diferentes”, explicou.
“A nossa política de cultura, orientada pelo prefeito Cícero Lucena, é de que a gente deve acolher e abraçar o maior número possível de culturas. É isso que a gente tem feito nesses últimos quatro anos. Tem dado certo a política de cultura muito reconhecida pela cidade de João Pessoa e pela comunidade de artistas”, ressaltou. O maestro Nilson Lopes, do Quinteto da Paraíba, montou uma apresentação com características bem nordestinas para encantar o público que foi ao Hotel Globo. “A cidade de João Pessoa, a Paraíba como um todo, é um estado, uma cidade muito rica nas expressões artísticas, musicais e de uma diversidade imensa. A prefeitura está sendo muito feliz em trazer essas diferentes expressões da música para esse projeto aqui do Hotel Globo, que de fato é um cenário maravilhoso. A gente está aqui ao ar livre, num aspecto bem intimista, o que é muito propício para esse tipo de música. Essa é uma formação tradicional, europeia, mas o estilo de música que o Quinteto da Paraíba é o estilo da música brasileira, firmada nos aspectos da cultura nordestina”, traçou.
Fonte: wscom