PF investiga suposta manipulação da voz de aposentados para autorizar descontos do INSS

Tudo começa com uma ligação. Do outro lado da linha, alguém que oferece supostas vantagens e serviços para aposentados e pensionistas. A resposta é “Não. Obrigado”. Mesmo assim, o desconto é efetivado. Muitas pessoas, ao reclamarem, têm recebido uma gravação com a própria voz, concordando com os pagamentos.
A Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal já estão investigando as denúncias. A apuração inicial aponta para um esquema envolvendo edição de voz.
A suspeita da CGU é de que funcionários das associações, sindicatos ou de empresas contratadas pelas entidades faziam várias perguntas durante a ligação telefônica aos aposentados e pensionistas. Assim, conduziam a gravação para que a palavra “sim” fosse dita. Depois, usando recursos de edição, forjavam uma conversa em que o desconto teria sido autorizado.
O governo ainda faz um levantamento de quantas pessoas podem ter sido roubadas dessa maneira. Em paralelo com a investigação das fraudes, a promessa é devolver o dinheiro dos pagamentos ilegais o mais rápido possível.
Os valores de abril começam a ser depositados na segunda-feira para 2 milhões de pessoas. Para verificar, basta acessar o aplicativo “Meu INSS”, com CPF e senha, e clicar na opção “consultar descontos de entidades”.
Desde a última sexta-feira (24), já está valendo a nova regra para os empréstimos consignados, que passaram a ser aceitos apenas após confirmação por biometria, no aplicativo “Meu INSS”.
Fonte: paraiba.com