COP30: crianças e adolescentes cobram participação real em debate sobre crise climática – Notícias
 
                 
30/10/2025 – 18:11
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Estudantes do DF que participaram da “Minicop” compareceram ao debate
Crianças e adolescentes cobraram participação real nas discussões sobre a crise climática e a COP30, a ser realizada em Belém (PA). Em audiência pública na Comissão da Amazônia e Povos Originários e Tradicionais nesta quinta-feira (30), os participantes defenderam que suas experiências e ações nos territórios sejam usadas para construir políticas públicas.
O debate, solicitado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), foi marcado pela apresentação de projetos de base, como a “Minicop” realizada na Escola Classe da Vila do Boa, em São Sebastião (DF). O plenário da comissão estava lotado de estudantes que participaram da iniciativa.
“Esta audiência é para assegurar que crianças e adolescentes sejam vistos como sujeitos de direito, com prioridade absoluta, como diz a Constituição”, afirmou a deputada Erika Kokay. Ela destacou a importância de projetos que nascem na comunidade e fortalecem o território, como o da Vila do Boa, classificando a “Minicop” local como uma “COP com muita potência”.
A audiência também ouviu entidades que promovem o protagonismo juvenil. Paulo Galvão, do Instituto Alana, informou que as menções a crianças nas decisões das COPs cresceram de apenas duas (entre 1992 e 2010) para 77 (entre 2018 e 2024). Ele citou que o movimento “Minicops” já envolveu mais de 7 mil crianças em 10 países.
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Verena Arruda: COP30 será a primeira a ter uma “matriz de proteção integral para crianças e adolescentes”
O presente, não apenas o futuro
As falas dos jovens participantes enfatizaram a urgência das ações e a necessidade de serem ouvidos agora.
“Aprendemos que não importa a idade para começar a mudar o mundo”, disse Evely Lorane Alves, de 11 anos. Ela também cobrou melhorias do poder público para a sua comunidade, como rede de esgoto e coleta de lixo.
Outra participante, Júlia Ferreira da Silva, relatou como a preservação de um córrego na Vila do Boa ajudou a conter um incêndio que ameaçou as casas. “Isso nos fez entender que quando cuidamos da natureza, ela cuida da gente”, afirmou.
A cobrança por espaço foi direta: “É muito importante que as crianças possam pensar e falar sobre o meio ambiente, porque nós temos esperança […] e acreditamos que os adultos precisam nos ouvir”, declarou Yohana Carvalho da Silva. “O futuro é nosso, mas o presente também”.
Ações do governo
Representantes do governo federal detalharam as políticas públicas em andamento para incluir a juventude no debate climático.
A coordenadora do departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Isis Morimoto, citou a “terceira jornada de educação ambiental” e o “Balanço Global” como ferramentas para levar as vozes dos territórios para a COP30. Ela reforçou a fala dos jovens: “É importante envolver crianças e adolescentes, não só porque somos o futuro, mas porque a gente já serve hoje. Nossa experiência de vida e nossas ideias já servem hoje”.
Coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Verena Arruda, anunciou que a COP30 será a primeira a ter uma “matriz de proteção integral para crianças e adolescentes”. A medida, construída com a rede local de Belém, prevê um “plantão integrado de proteção” e ações preventivas contra violações de direitos durante o evento.
A coordenadora de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Viviane Vaz Pedro, destacou a retomada da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que neste ano teve como foco a “justiça climática”. Ela mencionou o princípio de que “jovem educa jovem” como base para a política nacional de educação ambiental escolar.
Da Redação – GM

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